News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 19 de Abril de 2021

Livre

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE) DEU INÍCIO AO LACRE E CARCAS DAS URNAS ELETRÔNICAS

Com o registro dos candidatos e os dados de 1.175.733 de eleitores inseridos no sistema interno das urnas eletrônicas, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TER/RO), deu início aos trabalhos de lacração e carga das 5 mil urnas.
Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2018 - 16:42

 

“A partir desse momento as “urnas eletrônicas passam a ser invioláveis, prontas para ir a sessão e receber a votação. Ela está lacrada com a segurança da Justiça Eleitoral”, destaca a diretora geral do TER/RO, Lia Maria.

A instituição vem seguindo o cronograma estipulado pelo tribunal superior eleitoral. A etapa consiste na verificação dos equipamentos na presença de representantes do ministério público estadual e juízes eleitorais.  Com o procedimento feito as urnas seguem para este deposito de onde somente sairão direto para os locais de votação.

Caso algum equipamento apresente problema no dia da votação, o TRE conta com 830 urnas reservas. No interior do estado os trabalhos de inserção de mídias e lacração começaram na quinta-feira e seguem até 03 de outubro. Em Rondônia as votações irão acontecer em 653 localidades, em 4.654 seções, sendo 1.190 em porto velho.

A população de 34 municípios escolherá seus representantes por meio do sistema biométrico. Quem está inserido no processo ainda assim será obrigado a levar no dia da votação um documento com foto.

“Mesmo quem já fez a biometria o título está sendo impresso sem a foto. Mesmo quem fez biometria e vai votar com o título físico precisa levar um documento com foto”,informa a diretora geral do TER/RO, Lia Maria.

Que fez a biometria e baixou o aplicativo e-título pelo telefone celular não precisa levar documento com foto. Nestas eleições estão sendo aguardos nas urnas 1.175.733rondonienses e rondonianos. Os eleitores irão escolher deputados estaduais, deputados federais, distritais, além de senador. Lembrando que o brasileiro este ano deverá votar em dois candidatos. O voto também é para eleger governadores e o presidente da república. Para facilitar na hora da votação a famosa colinha é permitida. Quanto ao uso de aparelho celular, ou qualquer outra mídia é proibido.

“Importante dizer para o eleitor que ele pode fazer sua colinha. Escrita em papel. O que não pode é levar isso aqui em mídia é vedada a utilização de celular na cabine de votação", finaliza.

Observando a necessidade de eleitores com necessidades, o Tribunal Regional Eleitoral oportunizou o transporte para essas pessoas. Nessas eleições o serviço estará disponível apenas em Porto Velho. Quem precisar da logística, antes será preciso fazer um cadastro. Para isso é preciso entrar em contato pelo 0800 148 0148.

Fonte - 010 - Emerson Barbosa

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.