CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA ORTODONTIA PARA A SAÚDE BUCAL

Isso porque dentes apinhados ou desalinhados podem tornar a remoção dos resíduos alimentares mais difícil, tanto pela escova quanto pelo fio dental.
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018 - 09:44

Um sorriso bonito e alinhado faz toda a diferença, e é nesse sentido que trabalha a ortodontia, especialidade odontológica que tem como objetivo corrigir os desalinhamentos dos dentes. No entanto, os benefícios do tratamento ortodôntico vão além da estética e impactam diretamente na saúde e na qualidade de vida dos pacientes.

Corrigindo o sorriso e melhorando a saúde

O uso de aparelhos ortodônticos promove uma série de melhorias na vida dos pacientes, como por exemplo a prevenção de diversos problemas bucais. Com os dentes alinhados corretamente, a higienização torna-se mais fácil. Isso porque dentes apinhados ou desalinhados podem tornar a remoção dos resíduos alimentares mais difícil, tanto pela escova quanto pelo fio dental.

Dentes mal escovados ou com higienização deficiente podem causar mau hálito, placa bacteriana, cárie, gengivite, e até problemas mais graves, como a periodontite, que pode levar à perda dos dentes. A posição incorreta também pode, dependendo do caso, estimular o desgaste do esmalte, causando sensibilidade.

O uso do aparelho ortodôntico para a correção dos dentes também ajuda a melhorar a mastigação. As arcadas dentárias funcionam de forma harmônica, permitindo que cada dente desempenhe sua função específica - cortar e triturar. Caso os dentes estejam em posições incorretas, há a sobrecarga de alguns deles durante a mastigação, o que sobrecarrega a musculatura e as articulações envolvidas e ainda pode atrapalhar a digestão.

As dores de cabeça com origem na sobrecarga muscular por conta da mastigação incorreta também podem ser eliminadas com o uso do aparelho. A fala e a respiração também são beneficiadas com o tratamento ortodôntico, que pode ser combinado a outras terapias.

Tanto a colocação quanto a manutenção do aparelho ortodôntico devem ser realizadas por profissionais de confiança, que detectarão as corretas necessidades de cada paciente individualmente, proporcionando o sorriso mais natural e alinhado possível.

Fonte - Aline Matos /NewsRondônia

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.