News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 10 de Abril de 2021

Livre

DO NORTE, RONDÔNIA É O TERCEIRO ESTADO A REGISTRAR MAIOR NÚMERO DE CASOS DE AVC

De acordo com o MS, até junho desde ano, Rondônia registrou 376 casos sendo considerado no ranking o terceiro estado, na região norte, com maior número de pacientes internados com AVC.
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2018 - 11:38

Um dado interessante foi divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) e revela como anda a saúde no Estado de Rondônia ao atender os casos de pessoas que tiveram complicações com o Acidente Vascular Cerebral (AVC). De acordo com o MS, até junho desde ano, Rondônia registrou 376 casos sendo considerado no ranking o terceiro estado, na região norte, com maior número de pacientes internados com AVC.

O maior número de internações por complicações do AVC da região, somando quase dois mil casos é do Pará. Amazonas vem em seguida com 493, Amapá 156 e Roraima 79. Acre aparece com 39 casos e Tocantins com 15, ambos ficam com os menores números.

Apesar disso, segundo levantamento realizado pela Rede Brasil AVC, apenas dois hospitais estão categorizados como centros de referência em AVC na Região, sendo um em Belém - o Hospital de Aeronáutica de Belém - e o outro localizado ao leste do Estado, o Hospital Regional Público do Leste do Pará.

De acordo com a Rede Brasil AVC, só existem quatro centros capacitados em toda a região Norte. Além dos dois situados no Pará, Rondônia e Tocantins também contam com uma estrutura de atendimento especializada. Os outros quatro estados (Acre, Amazonas, Roraima e Amapá) não têm nenhum centro ativo qualificado.

“A rapidez no atendimento e tratamento do paciente é essencial para determinar a gravidade das sequelas e recuperação da doença, que é uma das principais causas de morte no Brasil e a primeira de incapacidade em adultos em todo o mundo. Por isso, os centros especializados em AVC, que seguem protocolos e oferecem a estrutura necessária para o suporte, são de extrema importância”, diz nota da Rede Brasil AVC.

O que é o AVC?  - Os principais sintomas do derrame são dormência súbita ou fraqueza no rosto, braço ou perna, especialmente em um dos lados do corpo; confusão, dificuldade para falar ou entender a fala; súbita dificuldade em enxergar; tontura, dificuldade para andar, perda de equilíbrio ou coordenação e dor de cabeça súbita e grave sem causa conhecida.

Além disso, 85% dos casos de AVC ocorrem na forma isquêmica, quando há uma obstrução em um vaso que fornece sangue ao cérebro, bloqueando a passagem de oxigênio para as células locais. Nessa forma, se não tratado rapidamente, o paciente perde, aproximadamente, 1.9 milhão de neurônios a cada minuto. Por isso, quanto mais tempo se passa sem atendimento, maiores são as chances de sequelas graves, como dificuldades de movimentação, linguagem, visuais, de memória e até mesmo comportamentais.

Fonte - NewsRondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.