TERÇA-FEIRA, 19/03/2024

JOÃO ZOGHBI – HÁ 50 ANOS FAZENDO ARTES VISUAIS COM AMOR

A exposição que vai ficar na Galeria Afonso Ligório até o próximo dia 28, é composta de trabalhos em artes plásticas, charge, desenhos, esculturas, objetos e principalmente obras inacabadas.

Publicado em 

JOÃO ZOGHBI – HÁ 50 ANOS FAZENDO ARTES VISUAIS COM AMOR - News Rondônia

O artista plástico João Zoghbi abriu exposição sobre seus 50 anos de artes visuais, na manhã da última sexta feira 14, na Galeria Afondo Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos.

Antes da abertura oficial da exposição, foi servido “café da manhã” aos presentes, cujo cardápio contou com iguarias regionais como cuscuz com leite de coco, bolo de milho, suco de frutas regionais, tudo encomendado pelo artista que preza pela valorização das coisas produzidas em Rondônia e em especial na capital Porto Velho. “Afinal de contas sou beradeiro”.

JOÃO ZOGHBI – HÁ 50 ANOS FAZENDO ARTES VISUAIS COM AMOR - News Rondônia

A exposição que vai ficar na Galeria Afonso Ligório até o próximo dia 28, é composta de trabalhos em artes plásticas, charge, desenhos, esculturas, objetos e principalmente obras inacabadas. “Tem delas que comecei há mais de 20 anos”.

Para explicar sobre seus 50 anos de artes visuais, conversamos com o artista João Zoghbi e essa conversa, você pode Acompanhar a partir de agora:

JOÃO ZOGHBI – HÁ 50 ANOS FAZENDO ARTES VISUAIS COM AMOR - News Rondônia

Zk – Fala sobre essa exposição?

J. Zoghbi – É uma retrospectiva da minha trajetória como artista. Comecei ajudando minha mãe quando tinha apenas 8 anos de idade. Minha mãe Hilda de Freitas Zoghbi fazia muitos trabalhos de desenho, pintura em tecido e o que mais ela gostava de fazer, eram tapetes bordados a mão e aqueles arranjos que era pra colocar no puxador da geladeira, na cristaleira, liquidificador etc.

Zk – Qual era sua missão nessa produção de sua mãe?

J. Zoghbi – Ela me convocou e meus irmãos, para ajudá-la. Acontece que as frutas tinham que ser esculpidas, era morango, caju, laranja, carambola… Ela fazia uns arranjos lindos, flores, folhas e um dia disse pra ela, deixe que essa parte eu faço. Nem sabia que estava fazendo escultura. De inicio, o material usado era esponja e quando descobri que era legal, passei a trabalhar com areia e argila.

JOÃO ZOGHBI – HÁ 50 ANOS FAZENDO ARTES VISUAIS COM AMOR - News Rondônia

Na verdade, entrei mais no desenho. Ela me falava pra fazer os desenhos dos tapetes. O freguês encomendava um leão, uma águia, uma arara e eu desenhava, não tinha nem referencia de revista eu fazia de memória. O interessante era dentro da sala de aula.

Zk – Interessante por quê?

J. Zoghbi – É que eu desenhava mais que anotava as matérias. Meus cadernos eram verdadeiras obras de artes, cheios de desenhos. O nome dessa exposição “Arte 10” tem tudo a ver com aquela época.

Zk – Explica melhor?

J. Zoghbi – Eu ganhei uma nota dez do professor Pedro Batalha. Foi o seguinte, durante a aula fiz uma charge dele e pensei que seria punido por isso e para minha surpresa, ele gostou e me deu Dez como nota da prova. Tinha uma professora de arte que também me deu nota 10. Acontece que ela havia marcado prova para aquele dia e eu cheguei atrasado e não lembrava que era dia de prova, então fiz uma escultura na hora pra ela e ela me deu o 10 como nota da prova que eu não tinha feito. Por isso, coloquei o nome de “Arte 10” nessa exposição, que é para homenagear essas pessoas e pelo valor, quando você diz: “Esse cara é dez!”, o trabalho dele é dez o que quer dizer que é bom.

Zk – Podemos dizer que nas artes visuais você é um artista completo?

J. Zoghbi – Quando percebi que realmente eu era artista plástico, exatamente quando conheci Rita Queiroz que foi orientando a gente, naquele tempo eu, Geraldo Cruz, Pedro e outros, freqüentávamos o ateliê dela. Descobrimos que estávamos fazendo arte, porque ela havia chegado do Rio de Janeiro com uma imensa bagagem de conhecimento sobre artes plásticas e falou pra gente, que estávamos também inseridos nesse contexto. Na verdade, a gente fazia aquilo por achar bonito.

JOÃO ZOGHBI – HÁ 50 ANOS FAZENDO ARTES VISUAIS COM AMOR - News Rondônia

Fui buscando a técnica sozinho, passei a fazer todas as técnicas pela necessidade de aprender. Aprender sozinho é isso, você vai imitando. Era Miguelangelo, Salvador Dali, gosto da arte surrealista, gosto da arte impressionista, expressionista, moderna, não tenho limite; É tanto que quando comei no desenho, comecei a fazer charge e caricatura ao ponto de a “Revista Nossa” ficar interessada e eu passei a fazer uma página só de charge. Isso foi a ponte pr'eu ir pro Diário da Amazônia.

Zk – Por falar nisso, quanto tempo você ficou trabalhando no Diário da Amazônia?

J. Zoghbi – Foram 24 anos e oito meses, me mandaram embora faltando quatro meses pra eu completar 25 anos como chargista lá. O Diário da Amazônia me deu a oportunidade de também mostrar meu talento na parte do desenho, ilustração, sai da prancheta para o desenho eletrônico, a imagem digitalizada. Hoje faço animação. Fui o primeiro ganhador do prêmio de animação do Festcine Amazônia. Gosto também de filmar, ganhamos o prêmio Guarnecer de cinema com o filme “Marcas da Amazônia” que é um dos mais difíceis e acontece no Maranhão, junto com o Jurandir Costa, a produção contou com o Geraldo Cruz, Joeser, Rita Queiroz e ganhamos prêmios fazendo performance, instalações etc.

Zk – O que a arte representa pra você?

J. Zoghbi – A arte é o meu mundo, esse mundo maravilhoso que quis colocar nessa exposição. São 50 anos de artes visuais.

Zk – Você tem seu estilo. Fala sobre o estilo Zoghbi de fazer arte?

J. Zoghbi – Quando fui para a publicidade, conheci o Edvaldo Viecelli e o Marco Aurélio que foram meus diretores na área de publicidade, eles abriram meus olhos no sentido de você fazer uma boa assinatura, criar uma marca, de simplificar, de estilizar e após alguns trabalhos na publicidade, passei a olhar a obra de arte com mais estilo e então, criei um traço que é o que passou a me identificar e inclusive já fez escola. Ganhei o prêmio da Listel naquela época, depois ganhei vários outros prêmios como da Aeronáutica, da Brigada, Marinha, 100 anos de Porto Velho e por aí vai.

Zk – Qual obra sua, você considera como a mais valiosa?

J. Zoghbi – Tenho a escultura que fica em frente a Casa Ivan Marrocos “O cassaco” que foi uma das obras mais bem pagas que já produzi. Isso foi na época que o secretario de cultura era o Rui Motta e nos contratou eu, Geraldo, Rita e Joeser para desenvolver essas obras, que estão instaladas no entorno da Ivan Marrocos. Tenho uma tela que considero muito importante na qual retrato a história da Madeira Mamoré e dos beradeiros na qual o Zekatraca colocou o nome de “Guernica Beradeira”. Tem a estátua do Dom João Batista Costa em frente a Catedral que não é assim uma perfeição, mas, é uma obra barroca e tem a obra “Santa Ceia” na Jerusalém da Amazônia que tem mais de 3 metros de comprimento por 1,5 de altura toda em concreto aparente. Tem uma escultura de São Francisco la na Jerusalém também e a Nossa Senhora Aparecida.

JOÃO ZOGHBI – HÁ 50 ANOS FAZENDO ARTES VISUAIS COM AMOR - News Rondônia

Tenho obra na Itália, tem no Presépio Internacional da Associação São Tiago Maior que é a Família Sagrada, só, que são “Seringueiros”. Gosto muito desse estilo sacro, que aprendi vendo o Afonso Ligório na época que estudava na Escolinha Domingos Sávio. Ele estava fazendo o retrato do próprio Domingos Sávio na parede da escola, e eu nem sabia que aquele pintor era o Afonso LIgório. Tenho gratidão por esses grandes mestres como o Roberto Cunha – Fracasso que me ensinou a fazer cenários.

Zk – Vamos encerrar se não a gente amanhece o dia aqui conversando. A exposição “Arte 10” fica na Ivan Marrocos até quando e quais os horários de visita?

J. Zoghbi – De acordo com a programação a Exposição fica na Casa da Cultura até o próximo dia 28. A Galeria Afonso Ligório fica aberta pra visita das 7h30 até às 19 horas diariamente, com exceção de domingo. Obrigado pela oportunidade.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pesquisadores testam IA para evitar mortes de animais em rodovias

Pesquisadores testam IA para evitar mortes de animais em rodovias

Estudo se concentra em espécies brasileiras em extinção
L

Manifesto que repudia as retiradas de voos em Rondônia alcança quase 3 mil assinaturas

Criado há quatro dias, o manifesto digital que pede um posicionamento das autoridades brasileiras sobre a “discriminação e retiradas ilegais de voos em Rondônia”, já reuniu 2.337 assinaturas na plataforma Changer.org.
L

Jornal da USP destaca pesquisa de fóssil de tartaruga gigante encontrado em Rondônia

A reportagem enaltece as dimensões impressionantes do animal com tamanho estimado entre 1,8 e 2m e que pode ter convivido e sido predado pelos povos que habitavam a região entre 14 e 9 mil anos atrás.
L

Emprego: Rondônia com saldo positivo de carteiras de trabalho assinadas no mês de Janeiro

Segundo a autarquia, o saldo foi de 13.394 admissões e 13.205 demissões.
L

Exclusivo: sete pessoas estavam no voo que caiu no Acre

Uma delas não resistiu e morreu em decorrência dos ferimentos. Outras três seguem em estado grave e já foram encaminhadas para Rio Branco.
10
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Potencial de Mercado do País: Indicador mostra Rondônia na 17ª posição

Desafios e oportunidades no último lugar do Norte no ranking de competitividade 2023.
L
Agenda News: 1º Gastro Peixe, uma celebração da culinária amazônica

Agenda News: 1º Gastro Peixe, uma celebração da culinária amazônica

Descubra os sabores do Tambaqui na Vila Calderita com pratos tradicionais e inovações gastronômicas.
L
Fim do verão terá fortes chuvas em diversas regiões do país

Inmet prevê pancadas de chuvas em Rondônia entre os dias 18 e 25 de março

Inmet prevê volumes maiores que 90 mm para esta semana.
L
Avião de pequeno porte cai em município do Acre

Avião de pequeno porte cai em município do Acre

Existem relatos de mortos e feridos.
L
O jurista e o advogado, Por Ives Gandra da Silva Martins

O jurista e o advogado, Por Ives Gandra da Silva Martins

É por essa razão que o advogado está no tripé que forma o Poder Judiciário: Ministério Público, Magistratura e a Advocacia, que, a meu ver, é a minha vocação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Inscrições para Processo Seletivo de Instrutores do Idep encerram neste domingo

Podem se inscrever para as vagas previstas, desde que atendidos os critérios do Processo Seletivo de Bolsistas Instrutores
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Economia de Rondônia deve muito do seu desempenho à agricultura familiar e agronegócio

JAIME BAGATTOLI: Economia de Rondônia deve muito do seu desempenho à agricultura familiar e agronegócio

Parlamentar defende mais investimento em infraestrutura e escoamento da produção
L
Deputado Edevaldo Neves solicita informações sobre funcionamento do Restaurante Universitário da UNIR

Deputado Edevaldo Neves solicita informações sobre funcionamento do Restaurante Universitário da UNIR

O pedido de informações foi motivado por uma série de reclamações recebidas pelo gabinete do deputado, vindas de alunos da UNIR, apontando para a inatividade do restaurante.
L
Famílias de Rondônia serão contempladas pelo Bolsa Verde do governo federal

Famílias de Rondônia serão contempladas pelo Bolsa Verde do governo federal

Deputada Cláudia de Jesus elogiou iniciativa do governo Lula
L
Assessoria

LEBRINHA: Hospital Santa Marcelina recebe R$350mil para fortalecer atendimento médico

A dedicação Irmã Lina e de toda a equipe é verdadeiramente inspiradora.
L
Dra. Taíssa revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

Dra. Taíssa revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

Distrito fica situado às margens do Rio Abunã e tem sido afetado pela falta de manutenção adequada.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 9º prende homem com mais de 100 kg de maconha na zona sul

URGENTE: Força Tática do 9º prende homem com mais de 100 kg de maconha na zona sul

O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Polícia.
10
Carro atropela militar do Exército e motorista foge sem prestar socorro

Carro atropela militar do Exército e motorista foge sem prestar socorro

O militar seguia de moto pela Avenida Rio de Janeiro, quando um carro invadiu a preferencial e causou a colisão, depois o motorista fugiu sem prestar socorro a vítima.
14
Corolla blindado avança preferencial e causa grave acidente com duas vítimas

Corolla blindado avança preferencial e causa grave acidente com duas vítimas

O motorista do Corolla teria avançado a preferencial pela Rua José Camacho, fazendo os dois homens que estavam na moto, bater em cheio no veículo.
12
URGENTE: Ônibus cai em igarapé com vários passageiros na BR-319

ATUALIZADA: Ônibus cai em igarapé com vários passageiros na BR-319

De acordo com a PRF, o coletivo transportava cerca de 20 passageiros que saíram de Humaitá com destino a Porto Velho.
12

SEPARAÇÃO: Policial Civil invade casa, ameaça matar ex-mulher e promete suicídio

O caso aconteceu no domingo (17), no bairro Caladinho, zona sul da capital.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: CENTRO DE RETINA E VITREO DE RONDÔNIA – EIRELI

Licença Ambiental de Operação N° 243 SOL/DLA
L
Conab coleta dados em usinas de cana-de-açúcar para levantamentos de safra

Conab coleta dados em usinas de cana-de-açúcar para levantamentos de safra

Os números do 4º Levantamento da Safra 2023/2024 de Cana-de-Açúcar em todo o país serão divulgados no dia 18 de abril.
L
Leite de saquinho está de volta! Preço menor e mais sustentável

Leite de saquinho está de volta! Preço menor e mais sustentável

Além dos consumidores, quem agradece a volta do leite de saquinho é o planeta.
L
Prefeitura de recebe técnicos do TCE; reunião contou com a participação de secretários, assessores e equipe jurídica da Prefeitura

Prefeitura de recebe técnicos do TCE; reunião contou com a participação de secretários, assessores e equipe jurídica da Prefeitura

Também integraram a comitiva do TCE, os técnicos, Moisés Rodrigues Lopes, Aparecida de Oliveira, Oscar Carlos e Antônio Robespierre.
L
IA faz descoberta revolucionária que pode curar o câncer de próstata

IA faz descoberta revolucionária que pode curar o câncer de próstata

Para Naomi Elster, diretora de pesquisa da Prostate Cancer Research, o resultado indica uma nova forma de combater o câncer.
L
Risco de fome catastrófica sobe para 1,1 milhão de palestinos em Gaza

Risco de fome catastrófica sobe para 1,1 milhão de palestinos em Gaza

Em termos percentuais, 50% dos habitantes da região estão em risco.
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Emoções e Conflitos em Renascer

Relações Complexas e Novas Paixões Despertam na Rotina dos Personagens
L
Ocidente reprova vitória esmagadora de Putin nas eleições

Ocidente reprova vitória esmagadora de Putin nas eleições

Kremlin diz que russos estão unidos em torno do presidente
L
O ICMS e as mudanças na Reforma Tributária, Por Dr. Ivo Ricardo Lozekam

O ICMS e as mudanças na Reforma Tributária, Por Dr. Ivo Ricardo Lozekam

O crédito acumulado de ICMS é um dos maiores problemas tributários das empresas acumuladoras de crédito.
L
Leste de Cuba tem protesto em meio a apagões e escassez de alimentos

Leste de Cuba tem protesto em meio a apagões e escassez de alimentos

Presidente Miguel Diaz-Canel pediu diálogo.
L