QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

DEPOIS DO TAPA, A PAZ: MDB OFICIALIZA MAURÃO AO GOVERNO, COM RAUPP E CONFÚCIO AO SENADO

PERGUNTINHA: Depois do que se viu na convenção do MDB, neste sábado, será que todos os grupos dentro do partido estarão mesmo unidos, durante a campanha eleitoral que se aproxima?

Publicado em 

DEPOIS DO TAPA, A PAZ: MDB OFICIALIZA MAURÃO AO GOVERNO, COM RAUPP E CONFÚCIO AO SENADO - News Rondônia

DEPOIS DO TAPA, A PAZ: MDB OFICIALIZA MAURÃO AO GOVERNO, COM RAUPP E CONFÚCIO AO SENADO - News Rondônia

Teve de tudo! Briga, confusão, agressão, gritaria, torcidas organizadas, berros e ameaças. Mas teve também pedido de desculpas, acordos, bom senso e só então um final feliz. Não. Não se está comentando alguma novela famosa, com aqueles enredos de idas e voltas, até que, no último capítulo, os vilões caem fora e os bons ficam juntos. Trata-se da convenção do MDB, realizada neste sábado, que oficializou Maurão de Carvalho como o nome do partido ao Governo do Estado e, tão importante quanto isso, definiu Valdir Rauppe Confúcio Moura como seus dois candidatos ao Senado.  O caso de Maurão foi consenso, mas o de Raupp e Confúcio, pelo contrário, causou toda a discórdia, até que fosse feito o acordo final que, na verdade, não se sabe até onde irá, durante a campanha duríssima que se inicia. Toda a confusão ocorreu porque Raupp e seu grupo tinham (certamente ainda tem!) convicção de que o MDB teria condições de eleger apenas um senador. O grupo de Confúcio defendia a dupla candidatura, alegando que os dois, juntos, teriam chances reais de serem eleitos. Foi por isso, por esse fundamental pano de fundo, toda a guerra de bastidores nas últimas semanas e, mais que isso, todo confronto que se registrou na convenção deste sábado. A disputa se prolongou até a 25ª hora, quando surgiu o acordo final.

DEPOIS DO TAPA, A PAZ: MDB OFICIALIZA MAURÃO AO GOVERNO, COM RAUPP E CONFÚCIO AO SENADO - News Rondônia

O ápice da guerra interna foi uma agressão do presidente regional do partido, o sempre calmo e controlado Tomás Correia, defensor da candidatura única (e de Raupp), contra seu correligionário e amigo até há pouco, Emerson Castro, da turma de linha de frente de Confúcio. Gravado por dezenas de celulares e por equipes de TV que cobriam o evento, a triste cena explodiu nas redes sociais e na cobertura jornalística. Poucos minutos depois, a SICTV exibia o vídeo. Como iria acabar uma convenção decidida no tapa?  Foi o pior momento da convenção e, paradoxalmente,quem sabe o ato que começou a mudar a situação de beligerância. O destempero de Tomás, que depois, como se esperava de um homem honrado como ele, desculpou-se, certamente acendeu a luz vermelha entre os emedebistas. Emerson, também calmo, aceitou as desculpas e abraçou Tomás, que acabara de lhe agredir. A partir daí o bom senso voltou a imperar, os principais nomes do partido se reuniram a portas fechadas e, depois disso, retornou a calma e surgiu o acordo. O MDB vai agora com dois pesos pesados para a corrida ao Senado. Confúcio e Raupp vão mesmo trabalhar juntos, para que as duas vagas fiquem com o partido? Essa resposta, só se saberá no andamento da campanha. Enfim, o MDB tomou sua decisão. Conseguirá eleger a ambos? Só as urnas poderão responder a essa questão.                                                                                 

MAURÃO SAI MUITO FORTE

Lá no início, quando o nome dele começou a ser cogitado, poucos acreditaram que ele seria mesmo o candidato do MDB ao Governo. Mas Maurão de Carvalho é mesmo um político diferenciado, obstinado, que sabe costurar, que sabe dialogar e unir. Tem posições firmes, mas abre mão até do que tem direito, para manter abertos canais de conversa, respeitando companheiros e adversários e fortalecendo bons acordos políticos. E é um trabalhador daqueles que não param nunca. Quando foi eleito, pela segunda vez, para presidir a Assembleia Legislativa, por unanimidade, o que até então parecia algo quase impossível, num parlamento com tantas cabeças diferentes, todos começaram a olhar para ele com outros olhos. Cinco vezes deputado, Maurão sai agora, da convenção do MDB, como um nome de consenso no partido. Tem crescido nas pesquisas e com o apoio da militância e dos principais líderes da sigla, suas chances de chegar ao Governo são cada vez maiores. Olho no Maurão, portanto! Ele vem com tudo!

A VEZ DE ACIR

O domingo será de Acir Gurgaz, ocandidato do PDT/PSB e outros partidos aliados, (como o PP e o PR, que fazem parte da coligação), que será confirmado na disputa pelo Governo. A convenção acontecerá em Porto Velho, a partir das 8h da manhã, na Ellos Eventos, localizado na zona leste, na avenida Guaporé. Os dois partidos vão anunciar também o ex prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, como seu candidato ao Senado e devem confirmar ainda a aliança com o PP, dando a segunda vaga para Carlos Magno, ex deputado estadual e federal. Magno é uma exigência do grupo do senador e ex governador Ivo Cassol, que afirma que estará muito pouco na campanha, a não ser para apoiar seus parceiros mais próximos, como o próprio Magno; como sua irmã Jaqueline Cassol; como Luiz Cláudio da Agricultura e Tiziu Jidalias. Acir está animado, diz que está pronto para governar Rondônia, nessa segunda tentativae nem ele, nem seus correligionários, sequer imaginam que haja qualquer decisão que lhe impeça de disputar o cargo para o qual afirma estar se preparando há anos!

NO OUTRO DOMINGO, OS TUCANOS

Se não houver nenhuma surpresa, o próximo domingo, dia 5 de agosto, prazo final para a realização das convenções, seria a vez dos tucanos e seus aliados confirmarem o nome de Expedito Junior, para a disputa ao Governo. O PSDB terá no seu palanque pelo menos dois outros partidos fortes no Estado: o DEM de Marcos Rogério, que concorrerá ao Senado e o PSD de Expedito Netto, que disputará a reeleição para a Câmara Federal. Terá ainda a campeã de votos Mariana Carvalho, que vai à reeleição e a neopolítica Ieda Chaves, esposa do prefeito Hildon Chaves, que também concorrerá à Câmara. Poderá ainda ter outras siglas, incluindo o PRB de Lindomar Garçon, que só ingressaria nessa coligação – nada ainda está definido – caso o grupo de Expedito garanta a segunda vaga ao Senado para o Pastor Edésio Fernandes, atualmente vereador em Porto Velho. Edésio ficou sem espaço no grupo de Acir (PDT), que fechou a segunda vaga com o PP e também não pode mais tentar uma aliança com o MDB, depois que o partido decidiu fechar as portas para acordos externos, com a indicação de Confúcio Moura e Valdir Raupp, para as duas vagas. Expedito é um político experiente, bom de voto e esperou até o último momento para se definir sobre se concorreria ao Senado ou ao Governo. Ouviu os apelos de seus companheiros, para que busque a sucessão de Daniel Pereira. Ele entra no jogo com chances reais de chegar lá!

NAS MÃOS DOS INCENDÁRIOS

Porto Velho está jogado às traças? A elas não, mas nas mãos dos incendiários, parece que sim! As queimadas criminosas que tomaram conta da cidade, já causaram grandes danos materiais (pelo menos dois dos incêndios em pátios de delegacias da cidade, com mais de 140 veículos destruídos, foram por culpade incêndios intencionais) em várias regiões da Capital. No final de semana, elas atingiram áreas da Aeronáutica e ameaçaram chegar ao aeroporto da internacional Jorge Teixeira. Causaram grandes estragos próximo ao Espaço Alternativo. A fumaça toma conta da cidade e a fuligem atinge residências em toda a Porto Velho, incluindo a zona central. Não há fiscalização. Ninguém é preso. A destruição continua livre, leve e solta. Não há sequer campanhas publicitárias, do governo e da Prefeitura, orientando a população e pedindo que os criminosos incendiários sejam denunciados. O que está havendo com essa cidade, em que tudo parece não funcionar direito?

DANIEL MANTÉM SEU NÃO!

No mundo surpreendente da política, poderá ainda haver alguma grande mudança no quadro da política estadual, até o final do período das convenções, em 5 de agosto? O domingo próximo é o último prazo para que as candidaturas sejam oficializadas. Trocas, depois disso, só em casos bastante especiais e específicos. A única surpresa ainda viável, mas cada vez menos possível, seria a do governador Daniel Pereira, que continua irredutível em sua decisão de apoiar Acir Gurgacz e não concorrer à reeleição, mesmo com toda a pressão que vem sofrendo, principalmente dos seus aliados palacianos. Para Daniel entrar no jogo, teriam que acontecer tantas coincidências, tantas surpresas, uma atrás da outra, que fica cada vez mais distante essa possibilidade. Nessa última semana, Daniel ouviu até, se não um apelo, ao menos um pedido do ex governador e senador Ivo Cassol, que o visitou no Palácio Rio Madeira/CPA, para que ele aceitasse concorrer. Daniel agradeceu a gentileza do líder político do Estado, mas repetiu que não pretende entrar na briga. Seus companheiros de governo e muitos rondonienses que querem vê-lo na disputa, ao que parece, não vão ser atendidos. A menos que….

QUE JUIZ É ESSE?

Todos os brasileiros que tiveram acesso à notícia, certamente ficaram indignados, incrédulos, assustados. Uma decisão judicial inacreditável, praticamente deu o aval do Judiciário para que o tráfico internacional de drogas seja liberado, desde que o magistrado entenda que o criminoso não tenha outra alternativa, por ser pobre, para sustentar sua família!. A absurda decisão do juiz federal Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Criminal do Distrito Federal, mandou soltar o traficante internacional Luis Benites, que veio a Guajará Mirim buscar uma mala com seis quilos de cocaína e tentava levá-la para Portugal. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Federal no aeroporto de Guarulhos, quando tentava embarcar a droga. Sua Excelência, na sentença que mandou liberar o bandido, escreveu que “não há como se atribuir culpa ao réu, e consequentemente afirmar sua responsabilidade penal, pois, diante das circunstâncias pessoais e familiares, NÃO PODERIA TER AGIDO DE OUTRO MODO”. Para o magistrado, o traficante apenas agiu “com vistas a prover o sustento da sua família”.  Juízes sérios de todo o país estão protestando contra essa aberração e o caso, certamente, vai acabar no Conselho Nacional de Justiça. Uma tragédia para o combate ao intenso tráfico de drogas no país.

PERGUNTINHA

Depois do que se viu na convenção do MDB, neste sábado, será que todos os grupos dentro do partido estarão mesmo unidos, durante a campanha eleitoral que se aproxima?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cultura receberá R$ 15 bilhões da lei Aldir Blanc até 2027

Cultura receberá R$ 15 bilhões da lei Aldir Blanc até 2027

Margareth Menezes participou hoje do Programa Bom Dia, Ministra
L
Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

Países europeus e da América do Norte estão em pior situação
L

Preocupações com a Economia do Brasil

Teremos déficit esse ano, assim como tivemos ano passado e, possivelmente, teremos nos próximos anos, pois a economia está fragilizada.
L

Resenha política: pré-candidata a prefeita da capital pelo MDB, a juíza aposentada Euma Tourinho

Ainda não formulou nenhuma proposta diversa daquelas que os concorrentes pensam, mas a participação na imprensa tem sido firme
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Dados são da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
L
Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

Governador Marcos Rocha recebe secretários de justiça e apresenta resultados em projetos de ressocialização

O grupo compõe o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e vieram a Rondônia para debater assuntos relacionados às secretarias de justiça, o direcionamento setorial, e eleger a nova diretoria.
L
Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

Reconhecimento inclui desfiles, músicas, práticas e tradições
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L

Giro News entrevista: Juraci Jorge da Silva

Neste episódio especial do “Giro News”, que vai ao ar nesta quarta-feira, dia 24, às 16h
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Vaga de Empregos

Pommer e Barbosa abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Se você tem experiência em vendas e busca uma colocação profissional, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Cacoal se prepara para o Campeonato Estadual de Motocross com apoio do deputado Cássio Gois

Não perca essa oportunidade de vivenciar um dos maiores eventos esportivos da região.
L
Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

Recuperação da Rodovia Mário Nonato: Deputada Lebrinha participa de reunião com IPHAN, DER e Defensoria

O IPHAN fez uma apresentação a respeito dos estudos que estão sendo realizados na região, em especial a pesquisa arqueológica no interior do Forte, com o objetivo de subsidiar seu projeto de recuperação estrutural.
L
Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Deputado Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na Estrada da Penal e beneficiando a comunidade local.
L
JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

JAIME BAGATTOLI: Senador conquista a aprovação de projeto de lei que moderniza a indústria nacional

Proposta vai à votação no plenário da Casa
L

Cláudia de Jesus solicita detalhes sobre quadro de servidores e pagamentos da Sesau

Em requerimento, a deputada pede informações completas sobre a gestão de pessoal na Sesau.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

A vítima com várias escoriações foi amparada por populares até a chegada do Samu, depois foi socorrida para uma unidade médica.
12
polícia

Motoboy é alvo de bandidos armados na zona leste

O rapaz contou que estava realizando uma entrega, quando foi cercado por três indivíduos armados que anunciaram o roubo.
14
Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão estava fazendo uma manobra para entrar em uma loja, quando acabou causando a batida com o motociclista que seguia na via preferencial.
16

Polícia Militar de Rondônia utiliza instrumento há 8 anos para agilizar atendimento à população

De 1º de janeiro de 2019 a 22 de abril de 2024, um total de 27.746 registros efetuados pelo TCO
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

Brasil tem até 2030 para cumprir metas de conservação
L

Em agenda conjunta, Adunir, Sintunir e DCE debatem a evasão na universidade pública

Mas quais outros fatores aumentam a evasão na UNIR?
L
Anac e ministério vão investigar morte de cão em voo da Gol

Anac e ministério vão investigar morte de cão em voo da Gol

Animal deveria ter chegado em Sinop (MT), mas foi para Fortaleza
L

Canal Bora Bora Brasil é apresentado em reunião na Superintendência Estadual de Turismo

A ideia é somar forças com o poder público na valorização local, como importante ponto turístico regional.
L
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
L
Deputado do PT completa lista tríplice para relatar cassação de Brazão

Deputado do PT completa lista tríplice para relatar cassação de Brazão

Jorge Solla (BA) substitui a deputada Rosângela Reis (PL-MG)
L
Cientistas descobrem como curar ossos quebrados mais rápido e torná-los 3x mais fortes

Cientistas descobrem como curar ossos quebrados mais rápido e torná-los 3x mais fortes

Hoje em dia, as fraturas deslocadas ou complexas são difíceis de tratar.
L
Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios

Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios

Houve aumento de cerca de 4,2% na comparação com 2019
L

Requerimento da Licença Ambiental: ALMINO BRASIL DE SOUSA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E DE INSTALAÇÃO
L
Prefeitura de Jaru lança calendário esportivo de 2024; competições começam neste final de semana

Prefeitura de Jaru lança calendário esportivo de 2024; competições começam neste final de semana

Começa neste final de semana, as primeiras competições do calendário esportivo da prefeitura de Jaru, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer.
L