Livre
A partir de agora, os candidatos que buscam a Circunscrição Regional de Trânsito de Cacoal (Ciretran) para dar início ao processo de Emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terão maior facilidade na execução da prova teórica e imediatismo no resultado.
Isso porque, a prova passará a ser eletrônica, trazendo ainda mais agilidade e rapidez no resultado. “O Detran de Rondônia tem investido muito em tecnologia e estamos nos aprimorando cada vez mais, em benefício da população. Rondônia é o 4º estado do país a ter CNH Digital”, enfatizou o diretor-geral do Detran em Rondônia, Acácio Figueira.
Para entender bem o que muda com a prova eletrônica, o diretor técnico de habilitação do Detran/RO, Célio Lopes, explica que o candidato fará a prova em menos tempo e utilizando os tablets disponibilizados pelo órgão. “A partir de agora, os candidatos que buscam a Ciretran de Cacoal para emissão da CNH, terão mais oportunidades para fazer a prova. Poderão ser feitas até três provas por semana”. Além disso, conforme ressaltou Célio Lopes, o resultado obtido na prova poderá ser conferido assim que a prova é encerrada. “Se antes o candidato precisava esperar a prova voltar para Porto Velho e ser corrigida, agora o resultado sai imediatamente após o término da prova, dando mais celeridade ao processo”, destacou.
Contudo, os exames teóricos eletrônicos contarão com os mesmos conteúdos das provas escritas que eram impressas anteriormente, mas o tempo gasto para conclusão do teste reduzirá devido a diminuição das questões. Antes, os testes contavam com 40 questões, número que irá reduzir para 30 questões, a partir das provas eletrônicas. Ressaltando que é o próprio sistema eletrônico que faz uma seleção de provas no banco de dados, diminuindo as possibilidades de fraudes durante o exame. “Durante a prova eletrônica, cada candidato poderá ter perguntas diferentes para responder. Não é a mesma prova para todos os candidatos, isso porque o sistema, na hora da prova, seleciona as questões”, concluiu Célio Lopes.
Presente ao lançamento das provas teóricas eletrônicas em Cacoal, na última semana, o governador Daniel Pereira enfatizou os avanços tecnológicos que o estado de Rondônia tem alcançado. “Estamos em busca da tecnologia para facilitar a vida do cidadão rondoniense. Em vez de usar papel e caneta, agora será usado um tablet. Ao invés de esperar a prova ir para Porto Velho e ser corrigida, agora o resultado será disponibilizado ao aluno imediatamente ao final da prova. Então a partir de agora, além desta nova estrutura física, o cidadão cacoalense vai contar com o mundo digital a seu favor”, destacou Daniel Pereira, referindo-se a nova estrutura física da Ciretran de Cacoal.
Nova Ciretran de Cacoal
A nova sede da Ciretran de Cacoal é uma das maiores do estado e toda a obra foi feita levando em consideração os critérios de acessibilidade, como rampas, elevadores, banheiros adaptados e outros detalhes, como o braile na identificação das salas e nas rampas de acesso. Com a nova sede, a Ciretran de Cacoal passou de uma área de 1.503 metros quadrados para mais de 3 mil metros quadrados. Deste total, quase 2,5 mil metros são de área construída.
O novo prédio conta com sala de registro de habilitação, sala da chefia, sala para comissão examinadora de direção veicular, sala de comissão interior e penalidades, almoxarifado, educação de trânsito e fiscalização. O andar superior do prédio é destinado ao atendimento aos despachantes e Centros de Formação de Condutores (CFC) e conta ainda com sala de reuniões, sala de testes teóricos, auditórios e sala extra. Todos os dois andares do prédio contam com banheiros, copa, sala de limpeza e sala de informática. Já a 2ª etapa da obra foi totalmente voltada ao setor de registro de veículos.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.