SEXTA-FEIRA, 26/04/2024

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE – PARTE 2

Quadrilha A Roça é Nossa nasce no Esperança da Comunidade

Publicado em 

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 2 - News Rondônia

Conforme o prometido, hoje publicamos a segunda parte da entrevista com o Fernando Rocha. Desta feita, sobre seu envolvimento com o segmento da cultura popular, precisamente sobre a criação da quadrilha junina “A Roça é Nossa” e da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon entidade presidida por ele. “No bairro tinham duas quadrilhas, a Sapé que se transformou em “A Roça é Nossa” e a quadrilha “Flor da Bananeira” que era do Castanheira”. Fernando volta a lembrar o início do Esperança da Comunidade, a colaboração do então vice-prefeito Sérgio Carvalho e como a comunidade conseguiu afastar as gangs. “Sete horas da noite já estava todo mundo recolhido dentro de casa com medo. Era tiro e briga pra todo lado”.

Fernando continua presidente da Associação do Bairro Esperança da Comunidade e também é quem comanda os grupos folclóricos de Quadrilhas e Bois Bumbás como presidente da Federon.

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 2 - News Rondônia

ENTREVISTA – Segunda parte

Zk – Voltando a história do Esperança. Você lembra quem fazia parte da Comissão?

Fernando Rocha – João Bosco que foi o primeiro presidente da Associação e eu 1º vice, finado Ribinha, o Ceará Camarão, Negão Alcides, eram mais de 15. Tinha o Josué Shoknes e o radialista Águia Azul que andavam com o Índio. Era uma equipe muito atuante. Pra gente conseguir realmente a posse da área, era exigido que a pessoa que ganhasse terreno, construisse em até dez dias, tinha que ser casa de madeira ou alvenaria, nada de lona. Quem não cumprisse perdia o terreno.

Zk – E a Novacap?

Fernando Rocha – A Novacap é uma imobiliária que apresentou uma carta e se denominou dona do terreno e exigiu a reintegração de posse, tinha um advogado que foi Conselheiro do Tribunal de Contas que também dizia que era dono de parte da terra. Hoje ele é advogado da Novacap. o que comprova que os dois sempre andaram juntos.

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 2 - News Rondônia

Zk – E o que vocês fizeram pra mudar o visual do bairro?

Fernando Rocha – Como disse, aqui não tinha nada, todo mundo se trancava dentro de casa com medo de sair porque o que se ouvia era tiro, briga de gang, a energia era muito pouquinha, era uma escuridão enorme. Na época do Sérgio Carvalho a gente dançava quadrilha num sapezal. Tinha uma área aqui, inclusive uma minha cunhada, quase foi estuprada, ela vinha da escola, naquele tempo o único acesso era pela rua Amazonas a gente estava ensaiando e ela não havia chegado, quando demos fé ela saiu correndo de entro de uma mata alta que tinha, dizendo que tinha um cara com uma arma perseguindo ela.

Zk – E o Sérgio Carvalho o que tem a ver com isso?

Fernando Rocha – Ele era vice-prefeito e assumiu como Diretor do DER Metropolitano no tempo do Raupp; ele desmatou isso aqui e disse: Fernando vocês precisam criar um campo de futebol aqui, porque aonde o homem pisa não cria mato.

Zk – Então! Como nasceu a quadrilha A Roça é Nossa?

Fernando Rocha – Aqui existiam duas quadrilhas a “Sapé” e a “Flor da Bananeira” que era do Castanheira da família Jordão e a gente disputava. De vez em quando saia briga. Aconteceu que essas apresentações se transformaram num arraial aonde a população vinha jogar bingo e com isso, foi afastando as gang. Nossa quadrilha “Sapezal” foi batizada de “A Roça é Nossa”, passou a ser convidada para dançar em arraial de igreja e a gente ia. O Flor do Maracujá pra nós era meio complicado, a gente não tinha condições e eu nem sabia que tinha recurso para quem dançava no Flor.

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 2 - News Rondônia

Zk – E como vocês resolveram participar do Flor do Maracujá?

Fernando Rocha – Quando foi um dia, Rubão na época vereador, passando por aqui, viu o nosso movimento e fez o convite pra gente disputar as eliminatórias para o Flor do Maracujá que aconteciam no Arraial Flor de Cacto criado por ele. Era o ano de 2002, eu disse que a gente não tinha condições financeiras e ele até ajudou a comprar os tecidos. Em cima disso, resolvi: Vou ao Ceará ver o que tem de novidade. Cheguei lá com minha irmã, fui a vários arraiais e ela filmando as apresentações das quadrilhas com uma filmadora portátil e eu trouxe pra cá e começamos a estudar os passos e incrementamos na nossa quadrilha. Eu não queria que a nossa quadrilha fosse igual as que já se apresentavam no Flor do Maracujá, tinha que ter um impacto novo.

Zk – E o que Joãozinho da quadrilha Matutos da Cidade Grande disse quando viu a quadrilha de vocês?

Fernando Rocha – Fomos disputar as eliminatórias no Flor de Cacto e quando a quadrilha começou a entrar de mãos dadas, balançando pra cima e pra baixo, ele chegou comigo e perguntou: de onde é essa quadrilha? – É do Esperança da Comunidade! Vocês não saem daqui do Cacto, não é nosso estilo esse tipo de dança. Já o Rubão agiu diferente: “Rapaz que coisa bonita esse estilo da quadrilha de vocês”. Temos um lema, dançamos para agradar a população que nos assiste, sem a preocupação de ser campeão. Ser campeão é consequência de uma boa apresentação. Fomos classificados junto com a JUABP. Dançamos no Maracujá em 2002, 2013 e em 2004 caímos de novo para o Grupo de Acesso e fomos disputar as eliminatórias.

Zk – Qual o motivo da desclassificação?

Fernando Rocha – Fomos homenagear uma área que conhecia muito bem, que era o “Garimpeiro do Madeira”, porém, não soube desenvolver o tema, minha Flor que era um Diamante não abriu direito e dentro tinha um garimpeiro com a bateia. Naquele tempo as eliminatórias eram no mesmo ano e nós fomos disputar no ginásio Dudu e voltamos a subir junto com a “Arrasta Pé de Matutos” do Benevides. Homenageamos Luiz Gonzaga o Rei do Baião e aí tem a história do Gibão.

Zk – Essa história tem a ver com o seu Cangaço. Por quê?

Fernando Rocha – O professor Severino vendo nosso Cangaço la no SESC chegou e solicitou com toda humildade. “Fernando a gente tá querendo incrementar nosso Cangaço e gostaríamos que você nos cedesse o vídeo do Cangaço de vocês”. Convidei o Severino para ir assistir o vídeo lá em casa e nessa, ele levou um Gibão que havia conseguido em Campina Grande, era a coisa mais bonita, era uma cópia muito bem feita do Gibão do Luiz Gonzaga. Só que a Alzanira – Liri minha esposa, que era uma excelente costureira, pegou o Gibão e enquanto o Severino assistia ao vídeo do Cangaço ela vestiu meu genro com o Gibão e fotografou de todos os ângulos. Tanto que quando nós chegamos ao Flor do Maracujá no dia da nossa apresentação, Severino olhou, olhou e disse: “Vocês copiaram o meu Gibão todinho né?”Até hoje tenho esse Gibão guardado lá em casa. Tudo isso é malícia, ele tava olhando meu Cangaço!

Zk – Quantos título a Roça é Nossa tem no Flor?

Fernando Rocha – São três títulos, não é fácil, existe quadrilha mais velha que a nossa e não tem nenhum título no Flor. Batemos muito na trave ficando com o vice-campeonato. Fomos nós que implantamos a quadrilha cantada em Porto Velho. Cantada e coreografada. Tem uma quadrilha aqui que chegou comigo e disse: Seu Fernando eu tenho que imitar o que é bom, tanto que ela está subindo, é a Mocidade Junina do Rodrigo. Antes da gente, as quadrilhas aqui faziam roda, aquele xis era pra lá e pra cá e nós chegamos fazendo as quatro linhas. Me mostre hoje, qual a quadrilha que não dança em quatro linhas!

Zk – Como surge o Fernando líder do movimento folclórico. Presidente da Federon?

Fernando Rocha – Esse negócio de líder está impregnado na minha vida. Fui líder da minha classe quando estudava, fui líder na igreja como Coroinha, tinha meu time de futebol etc. Pra você ser líder, presidente de alguma entidade, você primeiro tem que saber ouvir, ser uma pessoa democrática, Em 2004 sentimos que era preciso ter uma associação para defender as Quadrilhas Juninas. O Moreira me procurou e terminei sendo o vice dele. Depois numa reunião na Associação dos Moradores do Esperança criamos a Federação aí veio o seu Aluízio Guedes quer dizer, juntou os Bois e as Quadrilhas e nasceu a Federon. Fui o primeiro presidente junto com o Severino, ficamos um tempo fora e os grupos vieram nos procurar de novo e então passamos a dividir a direção sempre com um dirigente de boi bumbá. Atualmente somos o presidente e seu Aluízio Guedes o vice.

Zk – E o Flor do Maracujá?

Fernando Rocha – Lutamos para iniciar o Flor do Maracujá 2018 no mês junho, infelizmente não foi possível. A pedido do governador e do prefeito transferimos a abertura XXXVII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – do Flor do Maracujá para o dia 27 de julho. Esperamos que a Sejucel cumpra a parte que lhe cabe. Podem ter certeza, com o apoio do prefeito Hildon Chaves e do governador Daniel Pereira, o Arraial Flor do Maracujá deste ano, vai ser dos melhores. Obrigado!

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Juraci Jorge da Silva: Trajetória de Procurador e Renovação no Clube Ipiranga

Em entrevista ao Giro News, Juraci detalha sua experiência jurídica e os novos horizontes para o histórico Clube Ipiranga
L

João Miranda: decifrando batidas e sonhos no mundo da música eletrônica

No PodCast Tudo PodE, João Miranda fala sobre sua jornada como DJ, produtor musical e a arte de criar ritmos que movem multidões
L

Walter de Oliveira Bariani: Uma Vida entre Letras e Maçonaria

Descubra a jornada literária e a paixão maçônica do renomado escritor no programa “Momento Empresarial
L
Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

Montante é referente a 50% do valor avaliado para os dividendos
L
ELETROHITS 2000 A FESTA – Vol.2: Uma Noite de Revival com DJ Leudson

ELETROHITS 2000 A FESTA – Vol.2: Uma Noite de Revival com DJ Leudson

DJ Leudson promete uma viagem nostálgica aos hits dos anos 2000 na Boate Hibou Club.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Renata Camurça Anuncia Pré-Candidatura a Vereadora em Porto Velho

Renata Camurça reúne-se com familiares para oficializar pré-candidatura à vereança
L

Cinema e Futebol: Duas Paixões, Um Só Lugar: CINE ARAÚJO

Uma experiência de arquibancada nas poltronas do cinema
L
Agenda News entrevista: Gustavo Ferreira

Agenda News entrevista: Gustavo Ferreira

Renata Camurça entrevista Gustavo Ferreira, fundador da confeitaria “O Doce Certo” e especialista em bolos e doces decorados.
L
Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

Dados indicam ainda 1.792 óbitos confirmados por dengue em 2024
L
SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Projeto de lei foi sancionado nesta quinta pelo presidente Lula
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios inicia processo para contratação da banca de concurso

A documentação comprobatória e a proposta econômica deverão ser encaminhadas para o e-mail constante da carta-edital até o dia 7/5/2024.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Cláudia de Jesus e superintendente Regional do Trabalho dialogam sobre reestruturação e programas sociais

Reunião tratou sobre fortalecer os direitos dos trabalhadores e agenda de economia solidária
L
Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Ribeiro do Sinpol se reúne com policiais e prefeito de Colorado para traçar melhorias à população

Parlamentar abordou sobre a infraestrutura e segurança pública.
L
Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Parlamentar esteve junto com o diretor geral do Dnit levando demandas e solicitando respostas
L
Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Peritos Criminais devem ser contratados para atuar em Guajará-Mirim após pedidos da Dra. Taíssa

Após essa convocação, serão adotadas medidas necessárias para o chamamento de uma nova turma devido à desistências.
L
Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em Brasília

Projeto define teto de R$15 bilhões para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Proposta segue para o Senado.
L
Publicidade

POLÍCIA

ATUALIZADA: Ex-presidiário é preso após assalto a acadêmicos da Unir

A PM foi acionada e, através do rastreador de um dos aparelhos, chegou até uma casa na Rua Cristina, bairro Igarapé, na zona leste, onde o suspeito foi flagrado com uma pistola calibre .40
12
Motorista foge após causar acidente e deixar motociclista com fratura

Motorista foge após causar acidente e deixar motociclista com fratura

A motociclista sofreu uma fratura no braço e foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
16
Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Polícia Federal e Polícia Militar combatem o tráfico de drogas em Rondônia

Duas pessoas foram presas em flagrante com mais de 120kg de “skunk”
10
WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa em flagrante.
10
Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

O carro modelo Mobi seguia sentido bairro, quando o motorista teria tentado desviar de um ciclista e acabou batendo em cheio em um papa entulho na frente de uma residência.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: EMBALAGENS SANTIAGO LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental de Instalação e Licença Ambiental de Operação
L
João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mil

João Fonseca vence de virada estreia em Madri, seu 1º Masters Mil

Triunfo do brasileiro sobre norte-americano teve pneu (6/0) no 2º set
L
Governo reajusta em 52% auxílio-alimentação de servidores federais

Governo reajusta em 52% auxílio-alimentação de servidores federais

Benefício passará de R$ 658 para R$ 1 mil a partir de maio
L
Banimento do TikTok é disputa dos EUA com China, dizem pesquisadores

Banimento do TikTok é disputa dos EUA com China, dizem pesquisadores

Rede social cresce entre os norte-americanos em detrimento de outras
L

Recebimento da Licença Ambiental: COMERCIAL RODRIGUES & OLIVEIRA LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

Levantamento foi divulgado pelo Banco Central
L
Cidades apagam as luzes para milhões de pássaros migrarem em segurança

Cidades apagam as luzes para milhões de pássaros migrarem em segurança

O Texas está no meio da rota migratória mais importante para as aves que se deslocam para cima e para baixo nas Américas.
L
Não pode ter muito penduricalho, diz Alckmin sobre reforma tributária

Não pode ter muito penduricalho, diz Alckmin sobre reforma tributária

Vice-presidente defende crédito para a indústria
L

Requerimento da Licença Ambiental: Transportes Bertolini Ltda

Licença de Instalação
L