News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 17 de Janeiro de 2021

Livre

CAMPANHA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL RURAL SERÁ DIFUNDIDA PELA JUSTIÇA DO TRABALHO NA 7ª RONDÔNIA RURAL SHOW

Serão distribuídas cartilhas pedagógicas que questiona sobre o trabalho infantil rural com dados de Rondônia, esclarecendo os riscos que ele traz para a saúde e desenvolvimento da criança e do adolescente.
Terça-Feira, 22 de Maio de 2018 - 15:39

​A Justiça do Trabalho através do Fórum e Varas do Trabalho de Ji-Paraná, participará do 7ª Edição da Rondônia Rural Show, maior feira de agronegócios da região norte, que inicia nesta quarta-feira (23/5) e encerra no sábado, com campanha de conscientização de combate ao trabalho infantil rural.

Uma equipe composta por servidores e juízes, estará presente no evento com objetivo de esclarecer sobre as condições de vulnerabilidade dos meninos e meninas e dos agentes agressivos que atingem essas crianças no campo que são:  vida precária, com alimentação e moradia inadequadas, e situações de riscos psicológicos, sociais, físicos, químicos e biológicos.

Serão distribuídas cartilhas pedagógicas que questiona sobre o trabalho infantil rural com dados de Rondônia, esclarecendo os riscos que ele traz para a saúde e desenvolvimento da criança e do adolescente.

Trabalho infantil rural

O trabalho infantil rural, assim como os outros tipos de trabalho infantil, rouba das crianças sonhos e a oportunidade de um futuro melhor. São filhos e filhas de pequenos produtores rurais que, por falta de dinheiro, são empregados em locais perigosos e insalubres, ganhando salários baixíssimos para subsistência.

Muitos pais que são produtores rurais ensinam seus filhos desde pequenos a trabalhar na lavoura, porém, isso também configura trabalho infantil de risco, já que não há equipamento de segurança necessário e muitas vezes, não há formação metodológica e/ou proteção de acidentes de trabalho.

O menor de idade só pode trabalhar na lavoura na condição de aprendiz, seguindo os parâmetros do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e da Constituição: maior de 14 anos, matriculado e frequentando a escola.

Fonte - 015 - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.