Livre
Começam ao meio-dia desta quinta-feira (10) as inscrições do concurso da Marinha Mercante para admissão às Escolas de Formação de Oficiais (Efomm). Serão preenchidas, ao todo, 285 vagas, de acordo com o edital.
Do total de oportunidades, 170 são para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro/RJ, e 115 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém/PA.
Podem participar do processo seletivo candidatos de ambos os sexos com ensino médiocompleto e idade entre 17 e 23 anos (em 1º de janeiro de 2019).
As inscrições devem ser registradas por meio do site www.ciaga.mar.mil.br. Será possível se candidatar até as 23h59 de 8 de junho, mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 65.
Sobre as provas do concurso da Marinha Mercante 2018
Válido pela primeira fase, o exame de conhecimentos ocorrerá em 18 e 19 de agosto e será composto por questões de português, inglês, matemática e física, além de redação.
Nas demais etapas, os participantes convocados passarão por prova psicofísica, de 18 de outubro a 23 de novembro; teste de suficiência física, entre 3 e 14 de dezembro; e período de adaptação/verificação de documentos, de 7 a 27 de janeiro de 2019.
Concurso Marinha Mercante 2018: estrutura do curso de formação
Os aprovados no concurso da Marinha Mercante para ingresso nas Escolas de Formação de Oficiais farão a matrícula e iniciarão o curso em 28 de janeiro de 2019, conforme prevê o cronograma de atividades estabelecido no edital.
Os recrutas terão direito a alojamento, alimentação, uniformes, roupa de cama e assistências médica-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de remuneração de R$ 1.176, de acordo com a tabela de remunerações das Forças Armadas.
A Marinha Mercante oferece aos estudantes opções de cursos em duas áreas: náutica ou máquinas. Na primeira, os alunos aprendem sobre manuseio dos equipamentos de convés, de navegação e de comunicações de bordo. Já o segundo ramo prepara os profissionais para condução e manutenção das instalações de máquinas de navios.
A formação acadêmica (três anos, em regime de internato) é seguida por um período de estágio realizado a bordo de embarcações mercantes (um ano para o curso de náutica e seis meses para o de máquinas).
Depois de formados, os militares recebem diploma de bacharelado em ciências náuticas e passam a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de segundo tenente.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.