News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Domingo, 29 de Novembro de 2020

Livre

LENHA NA FOGUEIRA: O BOI BUMBÁ CORRE CAMPO – O GIGANTE SAGRADO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL ESTÁ COMPLETANDO NA DATA DE HOJE (5 DE MAIO), 64 ANOS DE FUNDAÇÃO

O Corre Campo nasceu na Baixa da União justamente no espaço onde hoje está a Feira do Agricultor, criado pelo jovem conhecido como Nego Hélio. Já no início da década de 1960, passou ao comando do AMO conhecido como Galego.
Sabado, 05 de Maio de 2018 - 11:09

O Corre Campo nasceu na Baixa da União justamente no espaço onde hoje está a Feira do Agricultor, criado pelo jovem conhecido como Nego Hélio. Já no início da década de 1960, passou ao comando do AMO conhecido como Galego.

Na década de 1970 passou a maior parte sem sair do curral, até que alguns folcloristas, resolveram colocar o boi na rua mais uma vez, aí estavam Seu Chagas, Zé Comichã e Antônio de Catro Alves entre outros. Mais uma vez a tentativa não vingou, até que com a criação da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá a direção da Secretaria de Esporte Cultura resolveu trazer de volta o bumba Corre Campo e convocou o Zé Comichão, Antônio de Castro Alves, Galego que era o motorista da Secretaria e com o apoio da Divisão de Cultura que tinha a frente o Aluízio Guedes e contava com a professora Nazaré Silva, Flávio Carneiro entre outros, o Corre Campo se apresenta no dia do folclore 22 de agosto de 1989 na quadra de esportes do Sesc Esplanada.

Em 1990 passa a se apresentar no Arraial Flor do Maracujá e transforma-se no maior vencedor da Mostra de Quadrilha e Bois Bumbás o que perdura até os dias e hoje.

O bumbá desde a década de 1970, é coordenado pela Família de Antônio de Castro Alves. Hoje a presidente é a folclorista formada em educação física Maria José Brandão Alves viúva de Antônio de Castro Alves.

Que me desculpe os “Contrários” mas, não existe Boi Bumbá em Porto Velho mais querido que o meu Corre Campo. Parabéns nação vermelha e branca!

Por falar em Flor do Maracujá, na próxima segunda feira, a Sejucel vai reunir com os dirigentes da Federon para tratar do Arraial Flor do Maracujá deste ano. Segundo o Assessor Especial da Superintendência Fabiano, tudo que for discutido, será registrado em Ata, que é para depois não dizerem que o governo do estado não está fazendo nada pelo Arraial.

Só sei que o Fernando Rocha anda de “amores” pelo Marquinhos, aquele que foi presidente da Funcultural na gestão de Mauro Nacif e agora é o cinegrafista oficial do governador Daniel Pereira. Dizem que o Marquinhos prometeu ao Fernando, que vai se empenhar junto ao governador para que os grupos recebam aporte financeiro para se apresentarem no Flor do Maracujá.

Uma coisa é certa, o Marquinhos é a pessoas mais próxima do governador e se ele se dispor a “encher” o saco do Daniel com a ladainha: “Daniel vamos ajudar os grupos folclóricos”, todo dia e toda hora, quem sabe consiga, convencer o 'homi' a dar um jeito de liberar recursos para os grupos!

Como o Fernando anda iludido com uma promessa da prefeitura, que diz que vai conseguir patrocínio de empresas privadas para montar a estrutura do Flor do Maracujá, vamos ficar torcendo para que um dos lados, consiga colaborar com os grupos folclóricos.

Lembrando que no próximo dia 12 a Liga do Bumbás “Guarnecer” vai reaalizar no Mecado Cultural o “Encontro dos Bumbás de Porto Velho”, com show do levantador de toadas de Parintins Klinger Araujo.

Vai ser uma festa e tanto o Encontro dos Bumbás. vai ter cunhã poranga pra todos os gostos assim como Cazumbá. O Convite/Mesa custa apenas R$ 40 com direito a quatro cadeiras. Solicita logo a tua folclorista!

Hoje o Projeto Samba Autoral presta homenagem ao grande compositor Noel Rosa o Poeta da Vila. A festa começa as 14 horas no famoso Bar do Calixto a rua Jacy Paraná com a Brasília no bairro Nossa Senhora das Graças.

Depois da homenagem a Noel, os compositores que fazem parte do Projeto passam a apresentar sua novas composições.

Será uma tarde/noite de muito samba. Vamos lá!

Fonte - 015 - Silvio Santos/News Rondonia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.