Livre
A Prefeitura de Porto Velho quer tornar as informações e serviços da rede municipal de ensino mais transparentes e de fácil acesso à população. Esse processo se dará por meio de banco de dados, que está sendo gerado por intermédio do e-Cidade, software de gestão disponibilizado aos municípios, gratuitamente, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O software é formado por 11 módulos. O primeiro a ser implantado foi o da educação, que se encontra em fase de homologação pela Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação Comunicação e Pesquisa (CMTI), responsável sistema no Município. As escolas municipais que estão servindo de modelo são a Cosme e Damião, no Bairro Embratel, a Sementes do Araçá, no São Sebastião e a Joaquim Vicente Rondon, no Cohab.
Para a vice-diretora da Cosme e Damião, Euzeni Almeida, o uso do e-Cidade é um avanço, pois no ano passado (2017) todo e qualquer processo, não só dessa escola, mas de todas que integram a rede municipal, era feito manualmente.
Banco de dados
"Até o momento, 50% dos alunos já foram adicionados ao banco de dados e esse trabalho deve ser finalizado nos próximos dias. Com isso, os professores poderão incluir as informações de cada aluno diretamente no sistema", informa.
O programa vai facilitar e agilizar o trabalho, sobretudo da Secretaria Escolar, pois permitirá a emissão de documentos, a exemplo de transferências. “Outro fator importante é que, a partir de agora, o Censo Escolar será feito com a exportação de dados, otimizando o tempo. Antes gastávamos meses para executar esse trabalho", reforça Euzeni Almeida.
Com uma demanda de 200 alunos e 22 servidores, a Cosme e Damião foi uma das escolhidas pela Semed para o processo de aprendizado sobre a usabilidade do sistema de gerenciamento. "Depois de concluirmos o processo, repassaremos as informações para outras unidades de ensino", declarou a vice-diretora.
Outras unidades
As outras escolas municipais que estão no projeto piloto do e-Cidade, no módulo educação, são Sementes do Araçá, no São Sebastião, e Joaquim Vicente Rondon, no Cohab. Cerca de 1.000 alunos serão contemplados netas duas unidades de ensino.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.