News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021

Livre

FERROGRÃO, A BOLA DA VEZ - POR CARLOS SPERANÇA

A bola da vez é a Ferrogrão, cujos 933 km de trilhos pretendem conectar a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao porto de Miritituba (PA).
Segunda-Feira, 30 de Abril de 2018 - 20:49

Caryl Parker Haskins, em O Amazonas que eu vi (1943), observou que os Incas foram os primeiros invasores da região amazônica. Ocuparam a região usando o grande rio que depois também trouxe os invasores europeus, destruidores daquela civilização igualitária.

Os Incas, assim, dominaram os povos que impactaram até ser também impactados. Tamanha foi à destruição que a cada grande ação histórica ou obra de relevância, a questão que logo se apresenta é até que ponto a dimensão gigantesca afetará a floresta.

A bola da vez é a Ferrogrão, cujos 933 km de trilhos pretendem conectar a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao porto de Miritituba (PA). Esse “Caminho das Commodities” foi objeto de reunião conjunta no Congresso.

O que mais se destacou na reunião não foi à utilidade ou a necessidade da obra, mas o descaso das autoridades em relação às populações das áreas que sofrerão o impacto desta e de qualquer outra grande obra de forte intervenção na floresta.

Nada diferente do que ocorre no Brasil em geral. Geralmente planejam o que os lobbies determinam para só depois discutir impactos na sociedade.


Os presidenciáveis

A corrida presidencial vai mostrando a gangorra de sobe e desce dos candidatos nas pesquisas enquanto Lula curte cadeião em Curitiba. Com Bolsonaro (PSL) estabilizado, Marina Silva (REDE) dando as caras, Joaquim Barbosa (PSB) já surpreendendo, o que se vê ainda é o candidato tucano Geraldo Alckmin se atolando de vez e candidaturas mais regionalizadas como Ciro Gomes (PDT- no Nordeste) e Álvaro Dias (Podemos – na região sul)

Os governadoraveis

Já se tratando dos governadoraveis em Rondônia a lista de nomes especulados só tem aumentado.  Confiram:

1-Maurão de Carvalho (MDB)
2-Acir Gurgacz (PDT)
3-Pimenta de Rondônia (P-SOL)
4-Marcos Pereira (PPS)
5-Paulo “Lula” Benito (PT)
6-Ivo Cassol (PP)
7-Expedito Junior (PSDB)
8-José Guedes (PSDB)
9-Mariana Carvalho (PSDB)
10-Pelúcio (sem partido)
11-Vinicius Miguel (Rede)
12-Jorge Chediak (PC do B).

As concentrações

Com chapas quase definidas para a peleja do governo, senado e cadeiras para Assembléia Legislativa Câmara dos Deputados, PDT e PMDB farão importantes concentrações públicas neste mês de maio. O PDT de Acir Gurgacz vai mobilizar o Vale do Jamari com um grande encontro estadual em Ariquemes. Já, o MDB vai apresentar a sua chapa com Maurão, Raupp e Confúcio na capital.

Os puxadores

Na disputa pelas oito cadeiras da Câmara dos Deputados por Rondônia já se fala em alguns nomes considerados como os puxadores de votos na temporada. No DEM, Marcos Rogério (Ji-Paraná), no MDB, Marinha Raupp (Rolim de Moura), no Podemos Leo Moraes (Porto Velho), no PSDB, Mariana Carvalho (Porto Velho), no PDT, Melki Donadon, (Vilhena), no PP, Jaqueline Cassol (Cacoal).

Barrados no baile

Sempre lembrando que pesquisa não vale nada por aqui e temos surpresas em todos os pleitos na peleja das cadeiras a Câmara dos Deputados – e não querendo voduzar ninguém, mas já voduzando – estão mais ameaçados na reeleição:

1-Garçon (Porto Velho)
2-Luis Claudio (Rolim)
3-Lúcio Mosquini (Ouro Preto).
A lamentar, caso se confirme este cenário, o caso de Luiz Claudio. É pitoco e bom de serviço.

Via Direta

*** Com o verão, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) toca várias obras simultaneamente na capital *** Todos os esforços concentrados para a recuperação da boa imagem perdida na estação das chuvas *** Os dirigentes dos partidos rondonienses se empenham em celebrar coligações vantajosas para as eleições de outubro *** Mesmo os deputados considerados campeões de votos estão preocupados com o andamento das tratativas *** O objetivo é evitar a formação de “Grupos da Morte”.  

Fonte - Carlos Sperança - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.