Livre
Uma educação de qualidade se faz pautada em constantes avaliações para a tomada de novas decisões. Cabe então aos municípios organizarem suas Conferências para avaliação e discussão sobre seus Planos Municipais de Educação. Diante disso, os municípios de Rolim de Moura, Castanheiras, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Nova Brasilândia D’Oeste e Presidente Médici realizaram uma conferência intermunicipal, nos dias 19 e 20 de abril, com intuito de promover uma maior integração das decisões a serem tomadas.
A Conferência Intermunicipal de Educação teve como sede a cidade Rolim de Moura, e aconteceu no auditório da Faculdade Rolim de Moura – FAROL, foi um momento dedemocracia, aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos pudessem participar e discutir sobre o desenvolvimento da Educação Municipal, dentro do contexto do Sistema Nacional de Educação, haja visto estar garantido pela Constituição Federal de 1988 que a União, os Estados e Municípios trabalhem em sistema de cooperação.
A Conferência Intermunicipal de Educação teve como tema principal “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito àeducação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. Tema abordadodurante a abertura do evento, pela Professora Elisabete dos Reis Venturoso.
Essa Conferência precede as Conferências Estadual e Nacional – CONAE e por isso os municípios precisam seguir um documento norteador encaminhado pelo Fórum Nacional de Educação, dessa forma o evento foi pautado em oito eixos, cujos palestrantes, fizeram um excelente trabalho, explanando-os de forma clara, permitindo ao público uma compreensão ampla dos objetivos propostos para as discussões.
Os oito eixos foram:
I - O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação:Ma.ArleneFujihara
II - Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais:Dra. Flavine de Assis Miranda
III - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social:Paulo Aparecido Dias da Silva
IV - Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão:Eder Junior Matt
V - Planos decenais, SNE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão:RiguelBrun e Marcelo Ranzula (tradutor-intéprete)
VI - Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação:Dr. José Ricardo Teles Feitosa
VII - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde:Ana Maria Rocha Fujii
VIII - Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social:Dr.Dirceu Bettiol
Foram momentos extremamente importantes para a educação dos seis municípios participantes, ocasião em que foi possível avaliar e discutir as políticas educacionais, bem como fazer propostas de melhorias que serão encaminhadas para as Conferências Estadual e Nacional, através de pessoas (delegadas) eleitas pelos próprios pares, responsáveis por representarem seus municípios em momentos de discussões amplas.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.