Livre
O embaixador peruano no Brasil, Vicente Rojas, recebeu nesta quarta-feira (25), em Brasília, o governador Daniel Pereira e o senador Valdir Raupp para tratar da criação de um gabinete binacional fronteiriço em Porto Velho. Na reunião também foi discutida a possibilidade de se criar um voo comercial direto Lima/ Porto Velho, após a internacionalização do aeroporto Governador Jorge Teixeira.
“Acabamos de fechar uma agenda de relações bilaterais entre o Estado de Rondônia envolvendo os estados do Acre, Amazonas e Mato Grosso, para que nos dias 29 e 30 de maio próximo, a gente construa uma grande reunião de negócios entre esses estados”, explicou Daniel Pereira. Segundo ele, essa agenda envolverá as embaixadas brasileiras e peruana, além dos Ministérios da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e os Ministérios do Turismo do lado brasileiro e do lado peruano.
O governador de Rondônia disse que, em 2017 o governo do estado participou da feira Expoalimentaria no Peru, e nesse evento, Rondônia teve uma participação importante, fato que permitiu a construção desse relacionamento bilateral em que os empresários peruanos e brasileiros passaram a fazer negócios. “Com isso, a gente vai interagindo e a partir de agora nos interessa também construir uma agenda do ponto de vista do turismo. O Peru tem uma riqueza cultural muito grande e nós queremos compartilhar isso com a Amazônia brasileira, a partir do estado de Rondônia”, enfatizou Daniel Pereira.
O embaixador peruano falou da importância em se trabalhar conjuntamente, e principalmente começando pela fronteira. “Mas temos muito o que fazer. Temos que fazer um intercâmbio cultural, temos que fazer intercâmbios comerciais, temos que fazer intervenções e temos que trabalhar em todas as áreas, para a grandeza do nosso país e também para a satisfação e o bem estar das pessoas. Somos uma equipe que vamos trabalhar juntos”, asseverou , Vicente Rojas.
O senador Raupp demonstrou a importância do estreitamento das relações entre o Brasil e o país andino. “Esperamos que em breve possamos estar instalando, com o apoio do embaixador, o consulado geral do Peru em Porto Velho, e cada vez estreitar mais as relações de Rondônia com o Peru. Estamos internacionalizando o nosso aeroporto. E a Carreteira, nossa rodovia bioceânica já nos permitiu estreitar ainda nossas relações comerciais”, enfatizou o senador.
Durante a reunião, o governador reforçou o convite ao embaixador para que ele participe da abertura da 7ª Rondônia Rural Show, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de maio, no município de Ji-paraná. Ao sair, o embaixador presenteou Daniel Pereira com o Livro das Grandes Civilizações do Passado – Peru Antigo, de Maria Longhena e Walter Alva.
Participaram ainda da reunião, o conselheiro da Embaixada do Peru, Carlos Rios; o secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Rondônia, Eurípedes Miranda; o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires; e o superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Carlos Terceiro.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.