News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020

Livre

POLÍTICA & MURUPI: O FATOR JOAQUINZÃO

Nas horas vagas Joaquim Barbosa é o pesadelo de políticos tradicionais. Saiu do zero absoluto, sem partido para 10% na intenção de votos
Quarta-Feira, 25 de Abril de 2018 - 14:41

FRASE DO DIA:

“Gilmar Mendes tem de parar de dar palpite em caso que vai julgar. Ele que fique pensando no seu gabinete. O STF passou a ter dois plenários, o de Brasília e o da imprensa. Não estou contestando, só fazendo análise, é inadmissível. Ministro do STF não tem que ficar dando opinião, ainda mais de orelhada, sobre casos que ele vai julgar.”– Miguel Reale Jr.

1-Operação abafa na Lava jato I

A Segunda Turma do STF enviando para São Paulo parte da delação da Odebrecht sobre o Instituto e o sitio de Lula, usados na Lavajato fez piscar a luz amarela. Há óbvia a tentativa de retirar Lula das mãos de Moro e a ordem dá fôlego para que a defesa pedir que o caso do tríplex saia inclusive do TRF4.

A justificativa para a maioria dos casos é a conexão com a Repar do Paraná e como todo desvio pode, em tese ser ligado à Repar, é lógico julgar tudo no Paraná. É controverso e a defesa partiu pra cima.

2-Operação abafa na Lavajato II

O abafa existe, mas o Moro se multiplica, mesmo ao perder sua competência. Processos já saíram de suas mãos: Cabral, Eletronuclear, Mantega, Mané Garrincha, Alexandre Padilha, Fernando Haddad, Alckmin e Lula por obstruir a justiça e devem sair trechos de delações de Abreu de Lima.

E no futuro o STF pode entender de remeter todos os casos – julgados ou não – para outras instâncias que não o Moro. E em todas as instâncias estão juízes tão ou mais duros que Moro. Menos em São Paulo com a famosa leniência nos tribunais. É a treva!

3-Operação abafa no foro privilegiado

Existem homens incomuns. Sarney segundo Lula é um deles. Lula dizem seus seguidores, idem. Aécio Neves sabe-se lá qual o motivo é outro incomum ao menos pelo tratamento que recebe de poderosos como Michel Temer. O senador Aécio Neves, que virou réu na semana passada por ordem do STF se reuniu com Temer ontem. Ele tem foro privilegiado.

Hoje o senador Eunicio, que está no bico do corvo, foi ao Temer. Gilmar esteve com Temer ontem. O STF pode desenrolar o nó – já há maioria – esta semana, mas depende de Lewandowski e Gilmar. A operação abafa segue firme e se um dos dois pedir vista o fato se confirma.

4-OS’s para a saúde de Porto Velho

“Faça de uma só vez o mal e o bem faça aos poucos”, disse Maquiavel. Hildon Chaves tinha a condição de com uma canetada, resolver a questão. Havia um caos na saúde, o secretário trazia boa fama de gestor, implantar as OSs era uma ideia que ele já trazia, que já havia sido testada pelo governo do estado desde a época em que ele era do MP e o momento era propicio.

Se tivesse feito quando do início do seu governo estaria apanhando talvez mais ou menos, mas o teste teria ocorrido e a crise de agora não seria nem maior ou menor. Sou favorável às OS’s nas UPA’s até por uma razão: pior do que está não vai ficar.

5-O fator Joaquinzão

Ele vem das camadas mais humildes da população. Primeiro de oito filhos de um pedreiro e uma dona de casa, nasceu em Paracatu-MG e,arrimo de família, foi com 16 anos tentar a sorte em Brasília onde se formou em direito. Ministro do STF, poliglota, mestre e doutor em direito público pela Universidade de Paris.

Nas horas vagas Joaquim Barbosa é o pesadelo de políticos tradicionais. Saiu do zero absoluto, sem partido para 10% na intenção de votos.

leoladeia@hotmail.com

Fonte - Leo Ladeia/NewsRondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.