News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 16 de Janeiro de 2021

Livre

IMPACTOS MARCANTES PARA AS STARTUPS DE RONDÔNIA

Programa de Comunidades será iniciado.
Segunda-Feira, 23 de Abril de 2018 - 09:28

A Associação Brasileira de Startups (ABStartups), em parceria com o Sebrae em Rondônia, iniciará em Porto Velho o Programa de Comunidades, nos dias 3 e 4 de maio. A ABStartups tem o compromisso de estimular o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo tecnológico nacional, ela eleva a qualidade e a competitividade das startups brasileiras. Entende-se por ecossistema a forma integrada com elementos necessários para interagir, estabelecer relações de parceria e demais interconexões que favoreçam vizinhanças proativas.

O Programa de Comunidades foi criado pela ABStartups para promover o desenvolvimento de comunidades de startups pelo Brasil, a fim de aumentar o número de negócios inovadores em operação e crescimento dos ecossistemas de menor visibilidade. A comunidade de startups é o espaço territorial com um considerável número de empresas inovadoras, empreendimentos tecnológicos, startups, novas empresas com capacidade para criar e arranjos locais de atividades de tecnologia em estágio inicial. Os ecossistemas possuem a característica de estar sempre em desenvolvimento, por essa razão o programa de comunidades apresenta três etapas: o diagnóstico, a classificação e a proposição de soluções.

Com o diagnóstico procuramos entender em que momento o ecossistema está e o que é necessário ser feito de efetivo para ele evoluir. A classificação tem por objetivo apontar de que tipo são os modelos de comunidade e seus pontos de convergência, de maneira a visualizar um padrão para esses modelos. Para propor soluções comuns, é necessário identificar problemas comuns a várias comunidades. Essa proposta torna as soluções escaláveis e replicáveis em mais de uma comunidade, ou seja, com capacidade de aumentar seu potencial sem precisar elevar proporcionalmente seus custos.

Isso é feito porque a partir de uma análise do empreendedorismo no Brasil percebeu-se que o mercado acaba centralizando investimentos nos grandes centros com maior densidade de startups, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Belo Horizonte. Consequentemente esses centros saem na frente em termos de criação de startups, ações, atenção da mídia etc. Esse movimento acaba não valorizando as excelentes ideias, ecossistemas e iniciativas em outras capitais e no interior do país.

Para que startups se desenvolvam, é preciso um ecossistema forte, mobilizado e inspirador, com atores dispostos a se ajudarem. O Programa de Comunidades tem como um dos objetivos fortalecer e desenvolver as startups. Talento e capital são elementos necessários ao fortalecimento do ecossistema, mas eles não estão em ressonância, assim como a cultura e a regulação. Muitas vezes, por falta de processo de auditoria nas contas dos negócios, as empresas apresentam problemas de ordem tributária e trabalhista. O Brasil tem um grande mercado interno, isso facilita o crescimento de novos negócios. A diversidade é mais um elemento favorável ao fortalecimento do ecossistema, da mesma forma que os impactos sociais positivos gerados pelas inovações.

Para favorecer o potencial desses elementos que fortalecem o ecossistema das empresas de tecnologia e inovação, o Sebrae em Rondônia dá a partida nesse programa de vanguarda. Para saber mais consulte o site <sebrae.ro>, envie mensagem pelo WhatsApp para o número (69) 98130-5656 ou fale com a Central de Atendimento no 0800 570 0800.

 

Fonte - 015 - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.