News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sabado, 28 de Novembro de 2020

Livre

INSCRI합ES PARA CIRCUITO CULTURA GERA FUTURO

Aten豫o: Artistas, Produtores Culturais, Gestores Pblicos e Incentivadores participem do evento Cultura Gera Futuro.
Sexta-Feira, 20 de Abril de 2018 - 10:43

Atenção: Artistas, Produtores Culturais, Gestores Públicos e Incentivadores participem do evento Cultura Gera Futuro. Inscrições pelo Site do O Ministério da Cultura (MinC) vai realizar no dia 18 de maio em Porto Velho, o Circuito “Cultura Gera Futuro” que tem por objetivo ampliar o alcance da política cultural e dos instrumentos de fomento à cultura do Governo Federal. "Nosso objetivo é ampliar ao máximo a adesão aos instrumentos de fomento, em especial nas regiões onde esses mecanismos têm utilização reduzida, como é o caso do Norte e do Nordeste do País. Queremos que haja mais e melhores projetos culturais sendo realizados”, disse o Ministro Roberto de Sá Leitão.

Em 2018, há R$ 1,35 bilhão de recursos disponíveis para incentivo a projetos via Lei Rouanet em todo o Brasil e cerca de R$ 1,5 bilhão para o fomento ao audiovisual, via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Lei do Audiovisual. Nosso objetivo é fazer com que esses recursos cheguem a um número cada vez maior de projetos, de diferentes regiões do país.

Durante a apresentação das diretrizes e resultados do MinC, a ministra interina da Cultura enfatizou a necessidade do envolvimento dos gestores culturais, das empresas e dos demais agentes do setor na adesão aos mecanismos de fomento do ministério, entre os quais estão a Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual. "Se não envolvermos todos não conseguimos alcançar nosso objetivo", disse.

Para Mariana Ribas (Ministra Interina), o duplo valor da cultura - o econômico e o simbólico - precisa ser reconhecido e valorizado pela sociedade e pelo poder público. A cultura, hoje, representa 2,64% do PIB e gera cerca de um milhão de empregos diretos.

O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do MinC, José Paulo Martins, fez um apelo para que a cultura seja valorizada pela sociedade. "As pessoas não podem mais olhar a cultura como um hobby, que o artista tenha de desempenhar suas funções sem nenhuma remuneração, por diletantismo. Colocar a cultura no devido lugar na sociedade brasileira é um compromisso de todos nós”.

Futuro

O Circuito será realizado entre abril e julho. Equipes do Ministério da Cultura (MinC) irão às 27 capitais brasileiras, levando orientações sobre a Lei Rouanet, a Lei do Audiovisual, o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e outras oportunidades. Haverá também um módulo voltado a patrocinadores.

Os encontros do Circuito #CulturaGeraFuturo têm formato de seminário, com duração prevista de um dia em cada capital. Uma equipe da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do MinC, responsável pela gestão da Lei Rouanet, orienta os participantes e tira dúvidas sobre a apresentação de projetos. Além disso, representantes da Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC e da Agência Nacional de Cinema (Ancine) detalham os editais e as linhas de financiamento disponíveis para o setor audiovisual. (Assessoria de Imprensa Ministério da Cultura)

Fonte - 015 - Assessoria

Comentarios

News Poltica

News Polcia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.