Terça-Feira, 06 de Março de 2018 - 19:01 (Geral)

L
LIVRE

TITULAÇÃO CONQUISTADA NA UNIR: PRIMEIRA SURDA MESTRA EM LETRAS DA REGIÃO NORTE

A banca de avaliação na defesa da dissertação foi formada pelos professores doutores Márcia Mura, Odete Bugeille, João Gomes e Julio Cesar Barreto Rocha.


Imprimir página

No dia 26 de fevereiro ocorreu um evento histórico em Rondônia: a Professora Especialista Indira Simionatto Stedile, do Departamento de LIBRAS da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), tornou-se a primeira surda de Rondônia a defender uma Dissertação de Mestrado, também passando a ser a primeira professora surda Mestra em Letras de toda a Região Norte.

Com o auditório da UNIR Centro lotado e com a presença maciça da comunidade surda, professores e alunos todos assistiram emocionados a narrativa da professora Indira Simionatto Stedile sobre sua trajetória ao defender uma pesquisa inédita no campo linguístico regional, enfatizando a importância da Escrita de Sinais (Sign Writying) na educação de surdos.

A banca de avaliação na defesa da dissertação foi formada pelos professores doutores Márcia Mura, Odete Bugeille, João Gomes e Julio Cesar Barreto Rocha. O evento foi presidido pelo professor João Carlos Gomes, do Departamento de LIBRAS e tornou-se um marco histórico não apenas acadêmico, mas também social em decorrência do seu reflexo positivo na comunidade surda, fortalecendo o empoderamento feminino e servindo de referência para os demais estudantes surdos e ouvintes do Curso de Letras Libras em suas futuras postulações.

Com o apoio dos técnicos Angélica Ortiz e Jacó Silva, da aluna do Curso de Letras LIBRAS Edneia Bento e da professora Mestre Ariana Boaventura, o evento contou com a participação dos professores Amaury Moret e Geralda Iris do Departamento de LIBRAS/UNIR e dos professores Patrícia Carneiro e Élcio Fragoso.

Fonte: 010 - UNIR

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias