Segunda-Feira, 05 de Março de 2018 - 10:50 (Cultura)

L
LIVRE

ARTISTA RONDONIENSE DE 20 ANOS EXPÕE 'DESENHOS REALISTAS', NO PORTO VELHO SHOPPING

Fizemos um passeio na exposição e constatamos: Um passeio agradável, surpreendente e que todos precisam conhecer.


Imprimir página

Ele é rondoniense, vive à flor da juventude e é dono de um talento que poucos possuem para o desenho. Jefferson Parker, de 20 anos, vem se destacando entre os artistas locais por usar técnicas ousadas com o lápis, capaz de fazer dos seus trabalhos a cópia perfeita da matriz. Um fidedigno realista que ganhou um espaço para exposição em um dos locais mais visitados pelos rondonienses, o Porto Velho Shopping.

O News Rondônia resolveu conhecer o artista, suas obras, sua trajetória rumo à galeria nacional dos desenhistas mais populares e os problemas que surgem para chegar ao clímax da arte. Fizemos um passeio na exposição e constatamos: Um passeio agradável, surpreendente e que todos precisam conhecer.

Jefferson Parker é um rapaz franzino na estatura, grande na ousadia com o lápis. Na mesa de trabalho, papel branco, lápis, borracha e apontador. No cérebro, o cenário a ser copiado, ora paisagem, ora perfil humano. É neste momento sagrado que o dom aparece e força o rabiscar para cá e lá até surgir às primeiras formas de desenho.

Os primeiros trabalhos como desenhista intermediário aconteceu aos 13 anos. De lá para cá as técnicas foram aperfeiçoadas graças aos estudos e as infinitas pesquisas. Hoje, é considera um desenhista profissional, mas ainda não realizado como deveria.

“Eu amo desenhar, passei boa parte da minha vida praticando essa arte, estudando e tentando se especializar cada vez mais. Apesar dos poucos cursos que temos no estado, a prática, o conhecimento e o dom colaboram para fazer os desenhos algo real, além, é claro da força de vontade que sempre”, comentou. 

Em Rondônia, praticar arte é inspirador. Seja na própria população que possui raiz misturada até a natureza presente nas nos quatro cantos do estado. Difícil seria para os artistas, terem o reconhecimento merecido, necessário, como a chance de personificar seus nomes e até de arrumar um emprego em outras áreas.

Jefferson está incluído no preocupante número de desempregados no estado. Há tempos vem tentado uma chance no mercado de trabalho. Nas horas ociosas, recorre aos desenhos e ocupa boa parte do tempo produzindo. Resultado: desenha é hobby. Desse passatempo, obras que produz e vende a custo popular, mais que ainda não consegue suprir as necessidades da família ou pagar as despesas de futuras qualificações. 

“Muita gente ajuda incentivando, falando para eu não parar. Meus pais, por exemplo, prestam os incentivos financeiros como à compra do material e outras despesas. Aqui no estado, a vida de um artista é muito difícil. A desvalorização acontece desde o cidadão que minimiza o valor da sua obra até a falta de incentivo, efetiva, pelos governantes”, comentou.

Das dificuldades à perseverança de fazer um bom trabalho e incluir seu nome na galeria dos rondonienses desenhistas. Parker se inspira em outro artista, bem mais velho do que ele e com um currículo invejado no país. Charles Laveso o artista e praticante do realismo que é deficiente físico. Com apenas uma mão, seus impressionantes desenhos ganharam notoriedade no mundo. 

“Ele foi tão longe nesse ramo, mesmo sendo deficiente. É no Charles que eu me inspiro. Quero chegar ao nível dele. Minha fonte de inspiração, que tem garra e amor pelo que faz. Quero crescer, mesmo sabendo que existem outras pessoas que também querem. Para isso pretendo alcançar novos voos, estudar mais nem que para isso eu terei que morar fora”, acrescentou Jefferson. 

A exposição “Desenhos Realistas” Teve início no dia 01 de março e ficará até a próxima segunda-feira (12). Ela acontece na galeria do Shopping Porto Velho que funciona entre as 10hs às 22hs. 

São 24 desenhos de rostos conhecidos como atores americanos, personagens de desenho animado, lideranças mundiais e pessoas que vivem no anonimato.

“Esses desenhos são alguns dos muitos que já fiz. Tentei resumir os melhores trabalhos bem como apresentar as mais diferentes habilidades do realismo. Cada painel, o visitante poderá conhecer um pouco mais dos personagens, de como trabalho e receber uma mensagem de superação”, concluiu. 

Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone/whatsApp: (69) 9350-9081 ou ainda no seu perfil  - Jefferson Parker – no Facebook.

Fonte: NewsRondônia

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias