Segunda-Feira, 05 de Março de 2018 - 10:58 (Educação)

L
LIVRE

MAIS DE NOVE MIL PROFESSORES SÃO CAPACITADOS EM CURSOS TÉCNICOS, MESTRADOS E DOUTORADOS EM RONDÔNIA

De acordo com a Gerência de Formação e Capacitação Técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 9.741 professores foram qualificados em cursos técnicos, mestrados e doutorados em 2017.


Imprimir página

Ter profissionais capacitados no serviço público é a aposta do governo de Rondônia que nos últimos anos investiu na formação continuado de educadores para acelerar os avanços na Educação. De acordo com a Gerência de Formação e Capacitação Técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 9.741 professores foram qualificados em cursos técnicos, mestrados e doutorados em 2017.

O Governo de Rondônia investiu R$ 1.465.142,88. A formação acontece através do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica- (Parfor), Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo); Pós- graduação (Mestrado e Doutorado); Programa de Saúde na Escola; Programa de Tutoria Pedagógica e formação continuada por área de conhecimento.

Os cursos de curta duração foram ofertados nas modalidades: presencial e a distância.  Através de parceria com a Fundação Telefônica Vivo foram realizados à distância os cursos de Recursos Tecnológicos e Papel do Professor, ambos com 20h de carga horária. Enquanto que na modalidade presencial foram realizados cursos especializados por área de conhecimento, cursos do Programa Saúde na Escola e do Programa de Tutoria Pedagógica.

Outros 100 educadores foram formado no Projeto Açaí direcionado ao magistério nas aldeias de Rondônia, segundo a Gerência de Modalidades Temáticas.  Mais 726 receberam capacitação na área esportiva, segundo a Gerência de Esportes e 6.981 foram formados conforme dados da Gerência de Educação Básica.

Segundo a Gerência de Formação, cinco servidores da educação participam do curso de Doutorado Interinstitucional em Psicologia através de contrato com a Associação de Assistência a Cultura na Amazônia Moacyr Grechi (AACAM) em que a Faculdade Católica de Rondônia em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ministra o curso.

Já no curso de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública participam 27 servidores através de contrato com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe). O curso é ministrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

PROJEÇÕES

Novos investimentos para capacitação dos professores são projetadas para 2018. De acordo com a Gerência de Formação e Capacitação Técnica, haverá formação por área de conhecimento presencial, em Porto Velho. Também estão previstas novas formações de Tutoria Pedagógica. Além de oficinas pedagógicas através do Proinfo.

O atendimento do Programa Escola Conectada realizada em parceria com a Fundação Telefônica Vivo está previsto para março. O Panfor terá encerramento de turmas até abril.

Para a Seduc, a formação continuada dos servidores da Educação traz um impacto positivo em sala de aula com o fomento de uma educação diferenciada com mais eficiência e facilitação no processo de aprendizagem dos estudantes.

Fonte: 010 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias