PORTO VELHO: PREFEITURA APOIA CAMINHADA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Para a primeira dama o evento vem de encontro com o conjunto de ações que a prefeitura vem realizando este mês
Sábado, 22 de Outubro de 2011 - 10:17

A prefeitura de Porto Velho, apoia a 1ª Caminhada Contra o Câncer de Mama, evento organizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer da capital, que acontecerá no dia 23 de outubro, às 17 horas, no Espaço Alternativo. A coordenadora da rede, a empresária Paula Nogueira, destaca que a ação é alusiva ao outubro Rosa, movimento popular mundial que acontece até o próximo dia 31 e que visa divulgar sobre o Câncer de mama e conscientizar a população sobre a importância do autoexame.

Paula conta que teve a doença em 2009 e que superou todas as suas fases com a ajuda da família e que sentiu muita falta de informação sobre o assunto. Ela diz ainda que observou que existe pouca conscientização por parte das mulheres no que se refere aos cuidados com a saúde. “Quando você recebe o diagnóstico positivo da doença, vem um turbilhão de dúvidas e questionamentos. E nessa hora, a gente que já poderia saber como agir mais tranquilamente, fica perdido. E se todas as mulheres se atentassem para a importância de um toque simples poderia diagnosticar a doença precocemente e não sofreria tanto”, disse alertando para o autoexame das mamas e convocando todas as mulheres e comunidade em geral para a caminhada. “Este será um momento de reflexão e alerta”, disse Paula.

Adesão municipal

A primeira dama do município, Lucilene Peixoto, a chefe do gabinete do prefeito, Miriam Saldaña e a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Regina, já confirmaram participação e estão mobilizando toda a administração municipal para que os servidores estejam em massa neste dia e que apoiem a iniciativa.

Para a primeira dama o evento vem de encontro com o conjunto de ações que a prefeitura vem realizando este mês que procuram divulgar sobre o Câncer de Mama. “A secretaria municipal de Saúde está com uma vasta programação, com distribuição de material informativo nas unidades de Saúde e ainda realização de exames de mamografia, priorizando as mulheres que nunca fizeram o exame e aquelas que têm mais de 50 anos e ainda seminários e palestras. Nossa coordenadoria de Mulheres também é parceria na mobilização deste público e abraçamos mais esta iniciativa que com certeza abre espaço para o debate, alerta e a conscientização, numa integração da família e de toda a comunidade”, disse Lucilene.

A chefe de gabinete do prefeito, Miriam Sadaña, destacou que a mobilização é válida e que todos estão convidados a participar. “Será um momento importante neste mês que se volta para falar sobre esta doença que acomete milhares de mulheres e que pode ser diagnosticada a tempo se as pessoas se informarem mais e se conscientizarem mais sobre ao autoexame”, lembrou Miriam.

Por: Meiry Santos
Fotos: Quintela

Fonte - ASSESSORIA

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.