Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2018 - 19:46 (Geral)

L
LIVRE

MINISTÉRIO VOLTA ATRÁS E ANTECIPA LIBERAÇÃO DE AVISO DE DESASTRES PARA POPULAÇÃO DE RONDÔNIA

A informação foi confirmada em reportagem publicada pela da Agência Brasil neste domingo (25).


Imprimir página

O Ministério da Integração Nacional resolveu antecipou para essa segunda-feira (26) a inclusão do Estado de Rondônia no Sistema de Alerta de Desastres Naturais via mensagem de texto (SMS). A informação foi confirmada em reportagem publicada pela da Agência Brasil neste domingo (25).

No início do mês, o ministério havia informado que Rondônia (RO), Amazonas (AM) e Roraima (RR) seriam os últimos estados a contar com o serviço e que seriam implantados somente no final do primeiro trimestre do ano. No dia 15 deste mês, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou que a entrada em funcionamento do sistema foi antecipada para esta segunda-feira.


imagem: 
Sáimon Rio

O objetivo do mecanismo, criado no ano passado, é alertar gratuitamente sobre riscos de inundações, alagamentos, desmoronamentos e deslizamentos de terra aos cidadãos pelo celular. O sistema é uma importante ferramenta para salvar vidas e minimizar prejuízos

O sistema envia o alerta por mensagens de texto para os celulares em caso de iminência de desastres naturais. A mensagem de texto que a população receberá da Defesa Civil será:

Segundo o ministério, qualquer pessoa que estiver em uma das localidades atendidas pode se cadastrar, mesmo não tendo recebido a mensagem e não sendo morador da região, desde que informe um CEP do local atendido. Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Também será possível cancelar o serviço por mensagem.

Fonte: NewsRondônia

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias