Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2018 - 14:54 (Saude)

L
LIVRE

SAÚDE: QUANDO A CIRURGIA ORTOGNÁTICA É UMA OPÇÃO ALÉM DA ESTÉTICA

Além dos efeitos estéticos, tais problemas também influenciam na saúde física do paciente, influenciando na mastigação, respiração e digestão. Para contornar estes quadros, a opção mais indicada é a cirurgia ortognática.


Imprimir página

Diversas alterações e deformidades faciais que surgem ainda na infância, atravessam a juventude e chegam à idade adulta podem comprometer a harmonia facial em homens e mulheres. Este impacto pode trazer consequências até mesmo para a saúde emocional dos pacientes, visto que a face é considerada o “cartão de visitas” de qualquer pessoa, e é a área mais exposta e visível do corpo humano.

Além dos efeitos estéticos, tais problemas também influenciam na saúde física do paciente, influenciando na mastigação, respiração e digestão. Para contornar estes quadros, a opção mais indicada é a cirurgia ortognática.

Como a cirurgia ortognática funciona?

Indicada para a correção de deformidades da face, como o crescimento irregular do maxilar, da mandíbula, do queixo ou do nariz, a cirurgia ortognática tem como foco a saúde do paciente, mas obviamente acaba também estendendo seus benefícios para a parte estética. A partir do momento em que o procedimento reposiciona as partes desarmônicas ou alteradas, também devolve a autoestima.

A intervenção ocorre como um tratamento completo que também inclui a abordagem ortodôntica, buscando alinhar os dentes que porventura estejam tortos ou fora do lugar correto antes de passar para a mesa de cirurgia. A assimetria facial é então corrigida, e evita outros problemas futuros, como as alterações na articulação temporomandibular e a retração gengival, entre outros. Por este aspecto, a cirurgia também é uma aliada no tratamento da apneia do sono.

Todo o processo, desde a primeira consulta até o período pós cirúrgico, é acompanhado de perto pelo cirurgião, que dá ao paciente todas as indicações necessárias para que o procedimento ocorra a contento e traga os melhores resultados. A intervenção é planejada por meio de uso de softwares, que permitem ao médico visualizar o resultado antes mesmo de ir para o centro cirúrgico.

Fonte: 012 - Aline Matos

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias