Livre

Cidades

ROLIM DE MOURA - MUDAS CULTIVADAS POR APENADOS SO PLANTADAS NOS CANTEIROS DE RUAS

Com a parceria a Administrao Municipal no precisou comprar mudas de rvores.
16/02/2018

Os novos canteiros das ruas e avenidas da cidade de Rolim de Moura (RO), vem recebendo mudas de várias espécies de árvores ornamentais, que deixarão a cidade mais bonita. Ao todo já foram plantadas mais de 400 mudas de ipês com vários tipos de cores de floração.

Todas essas mudas foram cultivadas pelos apenados do regime semiaberto, dentro da unidade prisional, através de um projeto de ressocialização.

O projeto foi desenvolvido pelo Conselho da Comunidade, que é composto por membros de entidades públicas e de segurança, em parceria com a Prefeitura de Rolim de Moura, Unir (departamento de engenharia florestal) e SEJUS (Secretaria de Estado da Justiça). O recurso para a execução da ação foi adquirido através de um fundo criado por prestações pecuniárias da Vara Criminal da comarca.

De acordo o diretor da unidade prisional do regime semiaberto, Fabrício Pittelkow, o projeto muda significativa a rotina do apenado e melhora o comportamento dos reeducandos e o ambiente de trabalho para os profissionais que prestam serviços no local.

“Antes do projeto, tinha-se um aglomerado de apenados ociosos, com isso ocorriam muitas fugas e várias ocorrências administrativas. Era um ambiente muito ruim de trabalhar”, revela.

Segundo a engenheira agrônoma e paisagista da Prefeitura, Cristina Weirich Vergara, o viveiro tem capacidade para 100 mil mudas, e cerca de 40 mil foram plantadas, entre espécies ornamentais e essências florestais.

“As espécies ornamentais como ipês branco, amarelo e cor de rosa, três marias, equisórias e outras serão destinadas para o embelezamento da cidade. Já as essências florestais, como ingá e pata de vaca serão usadas para recuperar nascentes e áreas degradadas em propriedades rurais”, esclarece.

De acordo com o Conselho da Comunidade, as mudas que hoje são distribuídas gratuitamente para a prefeitura realizar o plantio nos canteiros da cidade em breve estarão disponíveis sem ônus para os cidadãos rolimourenses que desejarem plantar em frente a sua residência ou até mesmo para os produtores rurais que queiram recuperar áreas degradas nas propriedades.

Comentários

Outras Notícias

NEWS Poltica

NEWS Polcia

Siga-nos:

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.