PORTO VELHO: PREFEITURA VALORIZA HOMEM DO CAMPO E GARANTE INCLUSÃO DE ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS NA MERENDA ESCOLAR

Além disso, temos nutricionistas que montam junto com nossos gestores os cardápios mensais nas nossas unidades escolares
Quinta-Feira, 20 de Outubro de 2011 - 18:32

Desde que assumiu a administração municipal, o prefeito Roberto Sobrinho, priorizou a educação como um todo. Foram construídas mais escolas, outras estão sendo reformadas, os professores e demais servidores das unidades escolares estão sendo capacitados - a exemplo do treinamento com cerca de 300 merendeiras que atuam em escolas da rede pública municipal, que ocorrerá de 24 a 26 de outubro - e a merenda escolar vive outra realidade, hoje tem qualidade, não falta e ainda valoriza o homem do campo, pois 30% dela é comprada diretamente de agricultores familiares.

Segundo a nutricionista da secretaria municipal de Educação, Fernanda Gomes, que também é a coordenadora do programa de agricultura familiar do município, todas as escolas municipais estão se adequando a esta porcentagem, garantida por lei. “Em algumas escolas temos até 100% de produtos provenientes do campo. São legumes, frutas e verduras e ainda cereais e outros alimentos que além de contribuir coma renda do pequeno agricultor, leva para a merenda das crianças alimentos mais saudáveis, sem agrotóxicos”, disse Fernanda.

Para a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira, trata-se de uma grandiosa conquista, tanto para as crianças, que terão acesso a alimentos de qualidade, quanto para os agricultores, que recebem um considerável estímulo para continuar com sua produção. “Temos hoje dezoito produtores que atendem as escolas urbanas, vinte e oito da zona rural, oitenta e dois do projeto Reca e mais quatro produtores do Pais, gerenciado pela secretaria municipal de Agricultura. Além disso, temos nutricionistas que montam junto com nossos gestores os cardápios mensais nas nossas unidades escolares, o que garante que a merenda será saborosa, nutritiva e atenderá as peculiaridades de cada região da cidade”, disse Fátima.

Fátima ressalta que a iniciativa faz parte da política do prefeito Roberto Sobrinho de garantir mais qualidade de vida as crianças do município. “Uma alimentação saudável e nutritiva garante um melhor rendimento as crianças. Por isso, nas Escolas e creches de nossa rede municipal, a merenda escolar é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos com base em cardápio específico, que leva em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma, os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças e para garantir seu bem estar durante o período em que permanecem na Escola”, comentou.

Chamada Pública

Em janeiro de 2011, a Semed realizou a 1ª chamada pública para ampliar a compra de alimentos para a merenda escolar direto dos agricultores familiares. Por meio dela, a prefeitura vai comprar novos alimentos para diversificar, ainda mais, os pratos servidos nas unidades de ensino da rede. A lista do que a prefeitura pretende adquirir inclui várias novidades no cardápio, como pães, massas e biscoitos caseiros.

Após a capacitação das merendeiras, no próximo dia a 26 de outubro, a Semed vai anunciar a 2° chamada pública para que outros agricultores tenham oportunidade de vender seus produtos para as escolas do município.

Hoje são adquiridos junto a agricultura familiar alimentos como: abóbora, pepino, pimentão, cheiro verde, tomate, maxixe, quiabo, banana, macaxeira, goma de mandioca, mamão, abacaxi, melancia, couve e até banana comprida.

Por: Meiry Santos
Fotos: Medeiros

Fonte - ASSESSORIA

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.