Sexta-Feira, 02 de Fevereiro de 2018 - 12:35 (Geral)

L
LIVRE

USINA HIDRELÉTRICA JIRAU BATE MAIS UM RECORDE EM PRODUÇÃO DE ENERGIA E É A TERCEIRA MAIOR GERADORA DO BRASIL

Naquele momento, todo este volume de energia representou 11,43% da geração hidráulica das regiões Sudeste e Centro-Oeste juntas.


Imprimir página

A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau bateu mais um recorde: sua produção de energia elétrica em janeiro foi de 3.289,75 MW, a melhor de sua história, o que representa 48,4% a mais que sua garantia física, de 2.212,6 MW. Com isso, a UHE Jirau é a terceira maior geradora do Brasil. O ranking foi disponibilizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na tarde desta quinta-feira, 1º de fevereiro.

Este marco foi possível devido ao nível do reservatório, da moderna estrutura da Hidrelétrica e dos investimentos que a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina, destina à melhoria contínua dos seus processos. “Os números divulgados hoje pelo ONS evidenciam que a Usina Jirau gerou, no mês de janeiro, 9,59% de toda a energia hidráulica da região sudeste e 6,38% da geração hidráulica do Sistema Interligado Nacional (SIN)”, destacou Victor Paranhos, Diretor-Presidente da ESBR. A UHE Jirau, que está instalada no Rio Madeira, a 120 km de Porto Velho (RO), gera energia para mais de 40 milhões de brasileiros por meio do SIN.

Também no mês de janeiro (19), a UHE Jirau alcançou outra conquista, operando com as suas 50 unidades geradoras simultaneamente, o que proporcionou ao país 3.763,24 MWmed de energia elétrica (13,24 MW a mais do que sua potência instalada de 3.750 MW). Naquele momento, todo este volume de energia representou 11,43% da geração hidráulica das regiões Sudeste e Centro-Oeste juntas.

Por tudo isso, a UHE Jirau se mantém como a geradora de energia elétrica com a maior disponibilidade - 99,21% - do Brasil, ou seja, está sempre pronta para atender às demandas de geração de energia solicitadas pelo ONS. Para o Gerente de Operação da ESBR, Carlos Alberto Cardoso, tal sucesso se deve às boas práticas adotadas pela Concessionária. “Operamos desde 2013 sempre preservando a segurança dos nossos empregados e do meio ambiente. Mesmo após novembro de 2016, quando iniciamos a nossa geração plena com as 50 turbinas tipo bulbo mais potentes do mundo, não paramos de investir em nossos processos internos e no desenvolvimento das pessoas. Hoje conquistamos o resultado deste trabalho feito com muita dedicação, companheirismo e harmonia entre as equipes, fato que nos orgulha por honrar o compromisso da UHE Jirau em fornecer energia limpa e renovável para milhões de brasileiros”, concluiu Carlos Alberto.

Fonte: 012 - Queli Cristina

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias