Rita Queiroz visita escolas e bibliotecas e distribui livro escrito na pandemia
Técnicos da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater) e do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estão reunidos com mais de 100 extensionistas contratados para prestar assessoria técnica, social e ambiental à reforma agrária, em Ouro Preto do Oeste. O motivo é avaliar e planejar ações para o desenvolvimento rural dos Projetos de Assentamento constantes no contrato firmado entre as duas instituições para o desenvolvimento local. O Encontro Estadual de Ates também conta com a participação de agricultores assentados, para melhor avaliar o trabalho realizado nos últimos doze meses.
O projeto para assessoria técnica, social e ambiental à reforma agrária (Ates) foi implantado no final do ano de 2009. Através do contrato firmado a Emater se comprometeu em levar aos assentados, ações para o desenvolvimento local e recuperação dos assentamentos, que se encontravam às margens das políticas públicas. No início trabalhava-se apenas com os cinco municípios integrantes do mutirão Arco Verde, implantado pelo governo federal para viabilizar produção sustentável de alimentos simultaneamente a uma ação decombate ao desmatamento e à grilagem de terras na Amazônia.
Hoje as ações de ates foram estendidas para 13 municípios, incluindo outros que integram os Territórios da Cidadania. Segundo o gerente do Programa de Ates na Emater, José Alípio Façanha Faya, a proposta é atender as 7980 famílias dos 54 Projetos de Assentamento constantes do contrato com o Incra.
Encontro está sendo realizado no Centro de Treinamento da Emater (Centrer) e prosseguirá até o próximo dia 21, com o objetivo de nivelar as informações e trocar experiências entre os técnicos que atuam no projeto.Durante as atividades serão apresentadas as concepções de assistência técnica e extensão rural (Ater) e de Ates voltadas para o desenvolvimento sustentável rural de Rondônia e apresentada aatuação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) perante as políticas públicas voltadas para os assentos da reforma agrária
Em uma segunda etapa, extensionistas de ates apresentarão os resultados obtidos e os desafios por eles enfrentados para viabilizar o acesso dos agricultores assentados aos serviços de Ates. Com isso, e combase no Plano de Recuperação dos Assentamentos (PRA), discutidos junto á comunidade, a proposta é que o evento termine com a finalização do Plano Anual de Trabalho (PAT) para o ano de 2012.
Wania Ressutti
Jornalista – SRTE/DRT/RO-959
Fotos: Marcelo Cidade
News Destaques
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.