PROJETO ARTE DE TODOS LEVA TEATRO, DANÇA E MÚSICA À JACY PARANÁ

No distrito, o projeto acontece desde o mês de março deste ano, o sucesso foi tão grande que no mês julho quando se encerrou as atividades do 1º semestre participavam 100 alunos, das modalidades disponíveis, hoje são cerca de 130 crianças e jovens.
Quarta-Feira, 19 de Outubro de 2011 - 11:31

O projeto Arte de Todos em Jacy Paraná oferece cursos de teatro, ensino de música e violão, teatro de corpo e dança contemporânea além de cursos nas dependências de igrejas evangélica e católica. Além desses cursos existem os ‘relâmpagos’ voltados para donas de casa, de apenas uma semana: Decoupage em tecido, manicura, confecção de chinelos. No distrito, o projeto acontece desde o mês de março deste ano, o sucesso foi tão grande que no mês julho quando se encerrou as atividades do 1º semestre participavam 100 alunos, das modalidades disponíveis, hoje são cerca de 130 crianças e jovens.

A professora Arlene Bastos, coordenadora do projeto, explica que o Arte de Todos completa sete anos e que cerca de 5 mil pessoas já passaram pelas oficinas promovidas. “Os instrutores vão todas as terças-feiras e passam o dia todo dando cursos, é feito em parceria com as coordenações municipais de políticas públicas para a Juventude e Mulheres”, conta Leninha.

Gregório da Silva, diretor do Departamento de Artes da Fundação Iaripuna, disse que o Arte de Todos proporciona a cultura às comunidades de menos acesso dentro de uma proposta de políticas públicas para a cultura e formação de platéias. “Também damos a oportunidade aos artistas locais para ministrarem as aulas dos cursos, pois muitos não tem um emprego formal”, conta o diretor.

Nova Mutum

O projeto Arte de Todos também promove cursos de dança contemporânea, teatro e fanfarra para jovens da Vila de Nova Mutum Paraná. 

Resultados

Participaram no mês de agosto 17 alunas que aprenderam a fazer desenhos artísticos em Unhas.  Em outubro estão sendo atendidas 20 jovens e senhoras com o curso de Artesanato e Pintura em Tecidos.

Outro resultado importante segundo Gregório da Silva, é que os cursos de teatro e dança tem gerado frutos, e sido realmente uma opção para as novas gerações.  “Hoje temos instrutores de teatro de dança que já foram alunos em dois mil e cinco”, conta.

Encerramento

Ate o dia 13 de dezembro serão encerradas as atividades no Distrito Jacy Paraná.  No salão da Igreja Sagrado Coração.  

Por: Rebeca Barca
Fotos: Medeiros

Fonte - Assessoria

Comentários

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.