Sexta-Feira, 26 de Janeiro de 2018 - 20:49 (Colaboradores)

L
LIVRE

OFICINA DE CINEMA EM RONDÔNIA FOI UM SUCESSO! NOSSA RONDÔNIA CINEMATOGRÁFICA

Rondônia tem inspirado novas produções da sétima arte em oficinas de Cinema! No enquadramento da câmera, uma bela Rondônia de paisagens, cultura e talentos que estão sendo revelados.


Imprimir página

Durante três dias, de 22 a 24 de janeiro, os interessados na sétima arte participaram de debates e exposições sobre atuação, conceitos da dramaturgia, representação teatral, performance, construção de personagens, técnicas de improviso e de interpretação para teatro, cinema e televisão com o Ator Anselmo Vasconcellos em Porto Velho.

Entre,  teorias e práticas, os alunos da II Oficina de Atuação em Cinema e TV, em Porto Velho, aprenderam a registrar a cidade e a produzir curtas-metragens inspirados em fatos do cotidiano.

A parte teórica da oficina foi realizada no centro universitário UNINTER na Avenida Rio Madeira em Porto Velho, com dinâmicas, exercícios, gravações e análises, além de práticas externas. Inscreveram-se cerca de 30 pessoas, de diversas regiões de Rondônia.

Para nossa Coluna Espaço Livre a coordenadora da Oficina, Izabel Cristina da Silva, da Associação Instituto Babaçu da Amazônia, disse:

Os filmes produzidos ou iniciados durante as aulas poderão ser inscritos no I Festival de Cinema de Rondônia, que acontecerá em maio. O evento é uma oportunidade dos estreantes aplicarem os ensinamentos da oficina e contar histórias da cidade e da cultura da região, além de promover o turismo local.

Durante as filmagens, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi um dos sets de para um dos projetos, intitulado ‘Amor de Mãe’, com roteiro e direção de Paulo Andreoli e direção geral de Anselmo Vasconcellos e ‘Cadê Clarice?’.

Anselmo Vasconcellos, Diretor e Ator, em conversa conosco disse: “Passei uma semana percorrendo e conhecendo um pouco mais de Rondônia. Pude até atravessar a fronteira e conhecer um pouquinho da Bolívia ribeirinha, do outro lado do rio. Conversei com historiadores, professores, governador, prefeito, advogados, militares, jornalistas, jovens e cidadãos de lugares distantes e de muito poucos recursos. Há um Brasil desconhecido pela grande maioria, há uma história viva em curso que esclarece muito conhecer”, comentou Anselmo Vasconcellos.

Não é a primeira Vez que Anselmo Vasconcellos vem à Rondônia, em uma de suas entrevistas ressaltou: “Agradeço a receptividade de todos aqui em Porto Velho, está sendo uma ótima estadia. Tenho conhecido um pouco da cultura da região e experimentado diversas iguarias típicas. A Oficina de Atuação é uma excelente oportunidade para quem almeja trabalhar como ator ou atriz, porque abordaremos técnicas para atuar atrás e em frente às câmeras, criação de roteiro, sobre os equipamentos utilizados durante as filmagens e finalização de uma produção cinematográfica, e ao final será desenvolvido um curta metragem coletivamente com aplicabilidade das técnicas aprendidas durante a oficina”, ressalta o ator.

Parabenizamos a Empreendedora Social Izabel Cristina do Instituto Babaçu da Amazônia, por colocar Rondônia no Cenário Nacional como um Estado Cinematográfico, Izabel não tem medido esforços para Realizar as Oficinas e proporcionar aos talentos locais oportunidades de conhecimento da Sétima Arte. Destas oficinas temos certeza que sairá grandes Atores para atuar em Produções dentro e fora do Estado de Rondônia.

Por Zecca Paim | News Rondônia.
MTB 1453/RO

Fonte: Zecca Paim - News Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias