Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2018 - 14:31 (Geral)

L
LIVRE

LIXO DE OURO: DESCUBRA COMO LUCRAR COM OS RESÍDUOS DA EMPRESA

A tecnologia é cada vez mais um aliado dessas estratégias que vem mostrando para os empreendedores até oportunidades no mercado de resíduos, ou seja, transformando o lixo que a empresa produz em lucro.


Imprimir página

Quem gerencia uma empresa entende que é importante cortar o máximo de gastos possíveis e economizar, principalmente em tempos de crise. Por isso muitas empresas apostam em estratégias sustentáveis para desenvolver uma nova cultura na empresa e ao mesmo tempo ajudar o meio ambiente. A tecnologia é cada vez mais um aliado dessas estratégias que vem mostrando para os empreendedores até oportunidades no mercado de resíduos, ou seja, transformando o lixo que a empresa produz em lucro.

O mercado de resíduos traz oportunidade todos os dias, pois toneladas de materiais recicláveis são descartados a todo instante. Muitas empresas transformam os resíduos em um negócio a fim de reciclar, transformar em matéria-prima e dessa forma revender para outras empresas. Isso acontece de várias formas e beneficia todas as partes.

Imagem: reprodução pixabay.com

Aquelas empresas que produzem grandes quantidades de resíduos podem vender para empresas especializadas em comprar resíduos. Após a coleta dos resíduos essas empresas reciclam, tratam os resíduos e os transformam em matérias para serem utilizados por outras empresas. As empresas que compram conseguem obter os materiais por um valor inferior comparado a um material novo e assim todos ganham.

Muitas empresas em diferentes indústrias devem seguir a Política Nacional de Resíduos Sólidos e por isso adotam um sistema de gerenciamento de resíduos para controlar toda a produção e destinação final de seus resíduos. A tecnologia oferece ferramentas que facilitam esse processo no mercado de resíduos e ainda é capaz de fazer a comunicação entre empresas que vendem e compram resíduos. Um exemplo disso é o software VG Resíduos, que permite otimizar e agilizar os processos de gerenciamento de resíduos da organização, além de criar a ponte entre as empresas no mercado de resíduos.

Outras formas simples de transformar o lixo em lucro é fazer a sua separação adequadamente e depois destinar a empresas de reciclagem. É possível vender óleo, vidros, papéis, garrafa PET, entre outros, basta avaliar o tipo de resíduo que a empresa produz. Muitas empresas tem parcerias com organizações não governamentais e conseguem até descontos na conta de água ou luz. 

Fonte: assessoria

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias