Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017 - 17:44 (Cidades)

L
LIVRE

PREFEITOS DE MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA PEDEM APOIO EMERGENCIAL DO GOVERNO DO ESTADO

Prefeitos de vários municípios foram ao Palácio Rio Madeira para dizer que precisam de apoio para realizar obras de infraestrutura e pagar salários


Imprimir página

Um grupo de deputados estaduais se comprometeu em buscar, juntamente com o governo de Rondônia, uma solução para a situação crítica nas finanças de diversas prefeituras municipais. Um grupo de prefeitos foi ao Palácio Rio Madeira pedir apoio, na manhã desta quinta-feira (14), e se reuniu com o governador Confúcio Moura e com o vice-governador Daniel Pereira.

Na reunião de emergência estavam também os deputados estaduais Cleiton Roque, Só na Bença, Ezequeil Júnior, Edson Martins e Ribamar Araújo, inicialmente com o vice-governador Daniel Pereira. Os gestores municipais revelaram que enfrentam, no primeiro ano de administração, falta de dinheiro para obras de infraestrutura como recuperação de estradas, manutenção de hospitais e pagamento de salários.

Como costuma receber prefeitos e visitar regulamente os municípios, Confúcio Moura admitiu que conhece o problema. “Sei que pelo menos 10 municípios que precisam de socorro urgente”, disse Confúcio.

O governador propôs que um amplo debate seja feito com os parlamentares para encontrar uma solução. Ele disse também que, neste momento, o estado tem compromissos a serem honrados e que a liberação de recursos financeiros é mais difícil. O socorro, entretanto, previu, virá com o envolvimento de todos.

O assunto pode até mesmo ser tratado, conforme o governador, extraordinariamente na Assembleia Legislativa.

A proposta do deputado Cleiton Roque é que seja feita uma alteração na legislação que trata das emendas parlamentares individuais para que possam ser utilizadas no custeio das prefeituras.

Apesar da situação, conforme Daniel Pereira, os prefeitos devem acreditar que não faltará empenho dos deputados estaduais nem do governo de Rondônia, como já vem acontecendo.

A reunião prosseguiu sem a participação do governador Confúcio Moura e terá desdobramentos nos próximos dias com o envolvimento de outros deputados estaduais.

 

Texto: Nonato Cruz

Fotos: Ésio Mendes

Fonte: Secom/Gov-ro

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias