News Rondônia Notícias de Rondônia, Brasil e o Mundo
Sabado, 05 de Dezembro de 2020

Livre

JARU REGISTRA 37 NOVOS CASOS DE AIDS SOMENTE EM 2017

Atualmente são 359 casos em tratamento no município.
Segunda-Feira, 04 de Dezembro de 2017 - 10:02

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta última sexta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, um número preocupante. Somente este ano foram diagnosticados 37 novos casos de HIV em Jaru, sendo destes três gestantes. Atualmente são 359 casos em tratamento no município.

De acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica do município, Irineia Martins de Medeiros, nos casos das gestantes portadoras do HIV, o tratamento e acompanhamento adequado, possibilita que o bebê não contraia o vírus, evidenciando a importância do diagnóstico precoce e início do tratamento, para que o paciente tenha qualidade de vida.

Para Tatiane de Almeida Domingues, Secretaria Municipal de Saúde, mesmo que os números pareçam preocupantes, eles também representam um avanço no serviço de identificação que tem diagnosticado cedo os casos, em resposta a intensificação das campanhas e realização de teste rápido nas unidades.

Sobre a doença

A Aids é causada pelo vírus HIV, transmitido por contato sexual sem preservativo com pessoa contaminada, por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Ser HIV positivo não é o mesma coisa que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado. É uma doença que não mata por si só, mas afeta o sistema imunológico da pessoa, o que pode ocasionar doenças oportunistas, como a pneumonia.

Sintomas:

Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para AIDS. Os sintomas da AIDS incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.

As pessoas podem ter:

Dores locais: no abdômen

Dores circunstanciais: ao engolir

Tosse: seca

No corpo: fadiga, febre, mal-estar, perda de apetite, suor noturno ou suor

No aparelho gastrointestinal: diarreia, diarreia aquosa, diarreia persistente, náusea ou vômito

No peso: perda de peso e fraqueza ou perda de peso não intencional severa

Na boca: língua branca ou úlceras

Na pele: erupções ou pústulas

Na região genital: dores ou inchaço

Na garganta: dificuldade em engolir ou dor

Também é comum: dor de cabeça, inchaço dos gânglios, infecção oportunista, pneumonia ou sapinho

Fonte - 012 - jaruonline

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLÍTICA PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondônia - 2020.