Quarta-Feira, 29 de Novembro de 2017 - 09:41 (Colaboradores)

L
LIVRE

POLÍTICA & MURUPI: LICITAÇÃO DA BR - POR LEO LADEIA

Serão mais de 2 mil quilômetros de rodovia com custo estimado de R$ 8,2 bilhões e poderá ser financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Imprimir página

"A alternativa é se a maioria desse Congresso não aprovar reformas anticorrupção, então vamos colocar lá pessoas que aprovem. Nisso, 2018 representa um marco"– Deltan Dallagnol

1-Dialeto togado

Tico e Teco, os dois gênios que habitam minha mente piram de vez em sempre e pioram quando o Dr. Gilmar Mendes abre a bocarra: “Por que? Tirar do Supremo não significa que nós vamos ter um modelo funcional lá embaixo. [...] a Justiça Criminal no Brasil como um todo, não do Supremo, funciona mal. Pouco mais de 8% dos homicídios são desvendados. Isso significa que vamos para os Estados passar para as pessoas julgar esses parlamentares. Será que vai ser bom? Será que nós não vamos ter uma grande influência política lá? Coisa que não ocorre, ou pelo menos não ocorre de maneira visível, no STF?” Pobre Tico e Teco. Vá tentar entender esse dialeto do “homi”.

2-Pega fogo cabaré...

O show do Leonardo e Eduardo Costa era esperado e todo mundo sabia que seria um sucesso de público. Gente comum e abastada, gente do interior, do Acre, do Amazonas e é claro, os políticos.

Afinal nem só de discursos, votações e rapapés vivem as excelências parlamentares. O show foi caro, mas valeu a pena. De repente o locutor agradeceu a presença dos senadores Ivo Cassol e Jorge Viana que assistiam ao show e a casa veio abaixo. A vaia que se seguiu foi um espetáculo à parte. É o que dá anunciar político em show... O povão está de mau humor até em cabaré.

3-Licitação da BR

Depois de muitas vidas ceifadas chega a notícia que anima. Saiu a licitação para contratação dos estudos e programas que antecedem a fase de licenciamento das obras de duplicação da BR-364, trecho de Comodoro a Candeias. A abertura das propostas será no dia 18 de dezembro de 2017.

Serão mais de 2 mil quilômetros de rodovia com custo estimado de R$ 8,2 bilhões e poderá ser financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Como sou um devoto de São Tomé, quero ver pra crer e fico no aguardo, mais uma vez, torcendo para que mais vidas não sejam perdidas até que esteja tudo pronto.

4-Confúcio, o timoneiro

Com pulso firme Confúcio Moura comanda sua sucessão, ouvindo muito, falando só o necessário juntando ideias. Do que vi e ouvi – inclusive do próprio – ficou a certeza de que o governador só vai se pronunciar oficialmente sobre o assunto depois de janeiro e que é candidato ao senado, não apenas por vontade, mas por imposição da sociedade e da classe política.

Como diz meu “baixer ego” Zé de Nana, “o bem feito não quer pressa e não pode parar de mexer o doce senão o trem empelota”.

5-Compromissos

Alguns políticos não dão muita bola para compromissos assumidos. Outros, entretanto sacrificam-se para manter a palavra empenhada. Esta é a trava no leme que obriga o governador Confúcio a levar o barco para águas calmas. De novo valho-me do Zé de Nana e suas expressões populares: “O trote da mula véia ajeita a carga de melancia na carroça”. Ocorre que em política você assume compromisso para determinada eleição e passada a refrega outros compromissos se necessários tem que ser feitos. Traduzindo: uma coisa é uma coisa e outra coisa você sabe. E toca o barco...

6-O novíssimo novo

Considerando que o Dória envelheceu, o Huck desapareceu e o Lula não aprendeu, que tal um novo nome para o povão soltar os cachorros no facebook? Fábio Porchat, Faustão, Silvio Santos, Roberto Carlos, Latino, Renato Aragão, Nei Latorraca, Agnaldo Timóteo, Chitãozinho ou Xororó,Tiririca, Eduardo Costa ou Leonardo? Ora, do jeito que a coisa anda torta, quem sabe fazer graça, cantar, dançar, interpretar ou tocar um cabaré, pode ser um candidato bem aceito e é o novo.

[email protected]
Facebook Leo LadeiaII

Fonte: Leo Ladeia/NewsRondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias