Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2017 - 15:02 (Saude)

L
LIVRE

MUTIRÃO LEVA EXAME GRATUITO PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA ÀS MULHERES DA ZONA RURAL DE JI-PARANÁ

O exame foi realizado em 32 produtoras da agricultura familiar na faixa etária de 40 a 60 anos.


Imprimir página

A parceria entre a Emater-RO e o Espaço Casa Rosa promoveram em Ji-Paraná, um mutirão para que mulheres rurais tivessem acesso aos exames gratuitos de mamografia. O exame foi realizado em 32 produtoras da agricultura familiar na faixa etária de 40 a 60 anos.

O Espaço Casa Rosa é uma unidade do Hospital de Câncer de Barretos, instalada em Ji-Paraná em maio do ano passado, com o objetivo de atender a população local e de cidades circunvizinhas com informações, orientações e realização de exames de prevenção ao câncer de mama. A parceria com a Emater-RO visou atender mulheres produtoras rurais que, devido à distância da sede do município, encontra m ais dificuldade para agendamento dos exames preventivos.

O trabalho de orientação e conscientização na prevenção de doenças é muito importante e o agendamento através da Emater-RO tem facilitado muito a vida das produtoras rurais. “Elas comparecem no dia com data e hora marcadas já para fazer o exame e, se necessário, as pacientes serão chamadas para realizar algum tipo de exame complementar”, diz a extensionista da Emater-RO, Eliene Novais que coordenou a atividade.

Ainda segundo a extensionista, a carreta é equipada com material necessário para realizar os exames de mamografia, que pode diagnosticar em fase precoce o câncer de mama. Ela explica que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca 90% das pacientes são curados quando a doença é diagnosticada no início.

Assim, o exame preventivo contra o câncer de mama é extremamente importante para a saúde das mulheres, mas elas nem sempre tem acesso. Algumas das produtoras rurais que estão agendando seus exames nunca tiveram a oportunidade de realizá-los. “Muitas delas estarão fazendo exame pela primeira vez, e a Emater está dando esse apoio”, enfatiza Eliene, explicando que os exames serão encaminhados para o Hospital de Câncer de Barretos, para análise e laudo médico.

O Espaço Casa Rosa atende de segunda e sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30, na Rua Engenheiro Manfredo Barata, n°261, Bairro Jardim Aurélio Bernardi, em Ji-Paraná. É necessário que haja agendamento prévio, feito diretamente no local e a paciente deve apresentar cópia da carteira de identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Fonte: 010 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias