Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2017 - 11:28 (Esportes)

L
LIVRE

ATLETAS DE RONDÔNIA BUSCAM CLASSIFICAÇÃO NO PRIMEIRO DIA DOS JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE EM BRASÍLIA

A competição segue até o dia 25 para estudantes de 15 a 17 anos de todo o país.


Imprimir página

Os alunos-atletas de Rondônia iniciam hoje (17) a busca de medalhas na fase classificatória das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Brasília (DF).  A competição segue até o dia 25 para estudantes de 15 a 17 anos de todo o país.

Os 48 representantes de Rondônia iniciaram na manhã desta sexta-feira as competições nas modalidades individuais de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia. A participação deles encerra na segunda-feira, quando ocorre a maior parte da fase final das individuais. “Nossos atletas estão bem preparados e temos chance de classificação”, disse o professor e técnico Paulo Siqueira, que acompanha quatro atletas da natação.

“As oportunidades de classificações estão abertas em todas as modalidades, cabe ao atleta apresentar o melhor desempenho, especialmente nas modalidades de atletismo, judô e ciclismo, que Rondônia já é portadora de medalhas em competições nacionais”, explica o chefe de delegação, professor Expedito Santana, citando o exemplo da judoca Amanda Arraes, campeã internacional. “Ano passado cheguei perto, mas desta vez volto com o ouro”, disse o atleta Amando Viana, do atletismo.

Os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) foram abertos oficialmente na noite de quinta-feira (16), com a participação de atletas de todos os estados brasileiros. Organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os JEJ são considerados o maior evento esportivo-escolar do país e serve como referência para o mundo. O Japão foi convidado e enviou delegação de estudantes-atletas para a competição.

Durante nove dias, a competição reunirá mais de 4 mil participantes de 1,360 escolas dos 27 estados. A cerimônia iniciou com apresentação de danças seguido dos desfiles das delegações e das bandeiras. O hino nacional foi executado por um grupo brasiliense que utilizou instrumentos artesanais gerando uma mistura de sons e luzes a partir de latas, tonéis, peças de carros e esmeril.

Antes dos pronunciamentos oficiais, que foram breves e destacadas a grandiosidade e a importância do esporte escolar, ocorreram os juramentos do atleta e dos árbitros. “O esporte na escola também pode ser de alto rendimento e pode mudar o destino das pessoas”, falou o secretário nacional de alto rendimento do Ministério do Esporte, Rogério Sampaio.

Em seguida, dez embaixadores dos Jogos Escolares revezaram a condução da tocha até o acendimento da pira olímpica, feito pela anfitriã judoca Érika Miranda. “Estou orgulhoso de Rondônia ser bem representada neste espetáculo do esporte escolar”, sintetizou o secretário de Estado da Educação, Waldo Alves, acompanhado do gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ítalo Aguiar.

Fonte: 010 - SECOM - GOV/RO

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias