Quarta-Feira, 10 de Agosto de 2016 - 10:23 (Educação)

L
LIVRE

ATENÇÃO ESCOLAS: APENAS 45% DOS PROFESSORES DE RONDÔNIA ESCOLHERAM OBRAS DIDÁTICAS PARA SEUS ESTUDANTES

Em Rondônia, 39,53% dos profissionais ainda não acessaram o sistema de escolha, 45,31% já finalizaram os pedidos e 15,16% ainda estão em fase de elaboração da planilha.


Imprimir página

O Ministério da Educação deu prazo até sexta-feira (12) para que os professores da rede pública de ensino de todo país pudessem escolher os livros didáticos que serão usados pelos estudantes dos anos finais do ensino fundamental a partir de 2017. A poucos dias do fim do prazo para a escolha do livro didático, pouco mais de 52% das escolas públicas do país selecionaram as obras.

Em Rondônia, 39,53% dos profissionais ainda não acessaram o sistema de escolha, 45,31% já finalizaram os pedidos e 15,16% ainda estão em fase de elaboração da planilha. Na classificação da região norte, Rondônia aparece na terceira colocação das unidades que preencheram o documento.

Nesta edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), serão selecionadas coleções didáticas que englobam todos os componentes curriculares dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano): língua portuguesa, matemática, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), ciências da natureza, história, geografia e arte.

Como funciona?

Como regra básica, devem ser selecionadas duas opções de coleções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o FNDE negociará as obras da segunda opção. Caso a escola não queira receber livros de algum componente, basta manter a indicação inicial do sistema: “Não desejo receber livros deste componente”. Ou seja, se registrar escolha para alguns componentes e deixar de marcar em outros, só receberá os livros que escolheu. Se gravar a escolha sem marcar nenhum componente, não receberá qualquer obra.

Por outro lado, se o colégio não acessar o sistema ou não registrar opção em nenhum momento, será encaminhada, compulsoriamente, uma das coleções aprovadas de cada componente curricular.

Fonte: NewsRondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias