Sexta-Feira, 15 de Julho de 2016 - 11:57 (Política)

L
LIVRE

INFLUÊNCIA EM QUEDA: EDUARDO CUNHA É ABANDONADO PELO PMDB

Apenas dois dos seis deputados apoiaram o colega de partido, sendo a favor da anulação da cassação


Imprimir página

Que a situação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) não está favorável não é nenhuma novidade. Mas para sua própria surpresa, até mesmo os colegas de partido decidiram abandoná-lo.

Na última quinta-feira (14), durante a votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), apenas dois dos seis deputados do PMDB que estiveram presentes na sessão votaram a favor do relatório de Ronaldo Fonseca (PROS-DF), que pedia a anulação parcial do parecer do Conselho de Ética da Casa favorável à cassação do mandato.

Segundo o site O GLOBO, apenas Carlos Marun (MS),  e Hugo Motta (PB), ambos fiéis aliados do peemedebista, votaram com Cunha. Os demais — José Fogaça (RS), Rodrigo Pacheco (MG), Valtenir Pereira (MT) e Vitor Valim (CE) — apoiaram a decisão do Conselho de Ética.

A influência em queda de Cunha também pode ser notada pela ausência dos deputados mais próximos de Cunha na Câmara.  Paulinho da Força (SD-SP) e André Moura (PSC-SE), sequer apareceram na sessão para votar. Nem mesmo as legendas do centrão, bloco liderado pelo ex-presidente da Casa, renderam votos a ele. No PP, Cunha possuiu um voto a favor e outro contra. Já no PR, três dos cinco parlamentares votaram contra o relatório, e no PSD os quatro que votaram se manifestaram contra o ex-presidente.

João Campos (PRB-GO) também votou contra Cunha. Vale lembrar que seu voto foi responsável pela aprovação do processo no Conselho.

Inicialmente, o relatório de Fonseca foi rejeitado pela CCJ, porém os aliados de Cunha pediram votação nominal e logo o resultado sacramentou a derrota de Cunha. Foram os parlamentares do PT que ocuparam os principais lugares na CCJ.

O PLACAR NA CCJ

Votaram 51 dos 66 integrantes da comissão

PMDB: 2 a favor e 4 contra Cunha

PP: 1 a favor e 1 contra Cunha

DEM: 1 a favor e 4 contra Cunha

PRB: 1 contra Cunha

PTB: 2 a favor de Cunha

PTN: 1 a favor de Cunha

PT: 8 contra Cunha

PR: 3 a favor e 2 contra Cunha

PSD: 4 contra Cunha

PC do B: 1 contra Cunha

PROS: 1 a favor de Cunha

PSDB: 6 contra Cunha

PSB: 4 contra Cunha

PPS: 1 contra Cunha

PDT: 2 contra Cunha

Psol: 1 contra Cunha

Rede: 1 contra Cunha

Solidariedade: 2 ausentes

PSC: 1 ausente

Fonte: noticias ao minuto

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias