Quinta-Feira, 23 de Junho de 2016 - 11:59 (Cidades)

L
LIVRE

FÁBRICA PRÓPRIA DE MANILHAS DE ARIQUEMES GERA ECONOMIA AO MUNICÍPIO

A fábrica contém uma estrutura de cobertura metálica que trará mais qualidade para os trabalhadores do local.


Imprimir página

Objetivando reduzir significativamente o custo de produção, possibilitando economia e agilidade na implantação de drenagens nas obras do município, a Fábrica própria de Manilha e Bloquetes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) espera reduzir os custos de implantação na construção de bueiros nas estradas urbanas e rurais e também na substituição de manilhas danificadas pela ação do tempo, fabricação de meios fios e tampas de concreto das bocas de lobo que, encontram-se pela cidade, a fábrica de manilhas de Ariquemes, chega a produzir cerca de 30 manilhas por dia, de tamanhos diversificados que variam de 40 cm à 1 metro e 20 cm.

A fábrica contém uma estrutura de cobertura metálica que trará mais qualidade para os trabalhadores do local. Para a produção, os trabalhadores utilizam formas para a fabricação dos tubos de concreto, fabricação esta acelerada para esgotos e drenagem pluvial.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) a fabricação ágil reduz significativamente o custo final das obras, gerando uma economia em torno de 40% aos cofres municipais. “A iniciativa de fabricar as manilhas visa economizar os recursos públicos, proporcionando atender um maior número de estradas nas áreas urbana e rural com a economia gerada pela fabricação própria, expôs o Secretário de Obras e Serviços Públicos do Município.

Qualquer tipo de tubo (manilha), simples ou armado, tem um limite de resistência mecânica. Um descuido na carga ou descarga, na passagem sobre as lombadas ou depressões podem causar algum dano no tubo de concreto.

O galpão para fábrica de manilhas desde sua implantação trouxe maior sustentabilidade nesta área, protegendo os trabalhadores da exposição do sol e da chuva. "Estes novos equipamentos geram maior economia, uma vez que diminui as despesas com locação, permitindo que executemos mais serviços ", ressaltou o secretário de Obras.

Fonte: Prefeitura de Ariquemes

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias