Quarta-Feira, 16 de Dezembro de 2015 - 11:21 (Economia)

L
LIVRE

AGÊNCIA DE RISCO RETIRA SELO DE BOM PAGADOR DO BRASIL

Fitch já havia sinalizado no dia 15 de outubro que País poderia perder grau de investimento


Imprimir página

A agência de classificação de risco retirou, nesta quarta-feira (16), o grau de investimento do Brasil. Essa nota de crédito é usada por investidores internacionais na hora de aplicar no País.

Até hoje, a nota de crédito do Brasil na Fitch era BB+ e agora passa a ser BBB-. Isso na classificação da Fitch indica "grau especulativo", ou seja, há risco de calote aos investidores.

"O rebaixamento do Brasil reflete a profunda recessão econômica previamente antecipada, continuada por desenvolvimentos orçamentários adversos e o aumento da incerteza política, que poderia prejudicar ainda mais a capacidade do governo de implementar efetivamente as medidas fiscais para estabilizar o crescente endividamento", diz a Fitch em um comunicado.

Em menos de quatro meses, a Fitch é a segunda agência de classificação de risco a retirar o grau de investimento do Brasil. Em setembro, a Standard & Poor's cortou a nota brasileira, sinalizando que poderia colocar o País ainda mais dentro do território especulativo ao manter a perspectiva negativa, o mesmo feito pela Fitch nesta quarta-feira.

Com duas agências rebaixando a nota do Brasil, muitos fundos de investimentos que utilizam esse critério para investir em um país são obrigados a retirar o dinheiro.

Há uma semana, outra agência, a Moody's, avisou que a nota de crédito do Brasil está sendo revisada e alertou que há risco de rebaixamento. Entre os motivos também está a "paralisia política", segundo o comunicado.

Fonte: r7

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias