Terça-Feira, 27 de Outubro de 2015 - 11:07 (Internacional)

SOBE PARA 340 MORTOS EM TERREMOTO NO AFEGANISTÃO E PAQUISTÃO

De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos, o tremor alcançou magnitude de 7,5 graus na escala de Richter


Imprimir página

Subiu para 340 mortos e 2,1 mil feridos o balanço de vítimas do terremoto de 7,5 graus na escala Richter que atingiu ontem (26) a região de Hindu Kush, entre o Paquistão e o Afeganistão. A maior parte das vítimas, cerca de 260, é da província paquistanesa de Khyber Pakhtunkhwa e de outras zonas tribais da região.

No Afeganistão, o número de mortos chegou a 82, enquanto 300 pessoas ficaram feridas. As autoridades acreditam que o balanço oficial pode aumentar, já que, devido à interrupção dos sistemas de comunicação, equipes de resgate ainda não conseguiram chegar a algumas regiões.

O movimento Talibã do Afeganistão lamentou as mortes e pediu para seus combatentes oferecerem toda a ajuda possível aos familiares das vítimas. Eles também orientaram os jihadistas a não criarem problemas com as equipes de socorro. As província de Badakhshan, epicentro do terremoto, Takhar, Baghlan e Ghazni são consideradas particularmente perigosas pelos frequentes ataques contra as forças de segurança do governo.

O centro de estudos geológicos dos Estados Unidos acredita que o terremoto ocorreu a 212 quilômetros de profundidade. Sua magnitude foi reportada inicialmente como 7,7 graus na escala Richter, mas reduzida em seguida para 7,5. Anualmente, somente cerca de 20 terremotos acima de 7 graus ocorrem no mundo, segundo estatísticas.

Fonte: portal terra

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias