Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2015 - 16:25 (Geral)

ASSEMBLEIA PROMOVE DEBATE SOBRE O FUTEBOL PROFISSIONAL

Audiência pública está marcada para a manhã desta quinta-feira, no Plenarinho


Imprimir página

A partir das 10h desta quinta-feira (22), no Plenarinho da Casa de Leis, acontecerá audiência pública para discutir assuntos referentes ao futebol profissional em Rondônia.

A propositura tem assinatura dos deputados Adelino Follador (DEM), Léo Moraes (PTB), Saulo Moreira (PDT) e Alex Redano (SD), que querem um amplo debate sobre o tema, envolvendo, além de questões financeiras dos clubes a situação do Estádio Aluízio Ferreira em Porto Velho.

Segundo os deputados, é preciso encontrar uma saída legal capaz de salvar o futebol e os clubes que estão praticamente falidos, de forma que a partir de então essas organizações possam se sustentar e gerir suas próprias finanças.

“Mas enquanto isso não acontece é preciso encontrar no âmbito do Estado alternativas concretas para subsidiar esses clubes”, destacou Follador.

Alex Redano disse que a ideia vai além de encontrar alternativas de gestão para o futebol. Para ele, há muito que se discutir sobre o futebol local, a começar pelo amador, estimulando as escolinhas de futebol que constituem a base para a formação de bons jogadores, incluindo também toda estratégia e planejamento do calendário de 2016.

Redano frisou que os estádios em todo Estado estão em situação precária e mesmo assim são os únicos em condições de receber jogos. “Isso precisa ser revisto e o esporte precisa de mais apoio”, disse.

O deputado Saulo Moreira (PDT) afirmou que todas as mazelas serão colocadas em debate para tentar encontrar uma saída para o futebol.  Destacou que a reestruturação do futebol rondoniense passa necessariamente por outros fatores e um dos principais é um estádio estruturado para a Capital.

Léo Moraes defende não só os debates envolvendo o esporte profissional, mas a união entre os poderes para que, de fato, as mudanças possam aparecer. “Nosso futebol está relegado ao segundo ou até terceiro plano na aplicação de recursos e melhorias e sabemos que nossa sociedade gosta e apoia os eventos esportivos”, destacou.

Léo afirmou ser um grande admirador daqueles que ainda vestem a camisa em defesa do futebol.

Os dirigentes de clubes esportivos de todo Estado já confirmaram presença no evento.  Além disso, o vice-governador Daniel Pereira (PSB) e o presidente da Federação de Futebol de Rondônia, Heitor Costa, também confirmaram participação. Após os debates os parlamentares querem propor um planejamento a ser colocado em prática o mais rápido possível.

Fonte: Ale/ro - decom

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias