Sexta-Feira, 25 de Setembro de 2015 - 17:39 (Geral)

FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO ENCERRA NESTE FINAL DE SEMANA

O Festival Palco Giratório é uma realização do Fecomércio Rondônia Sesc/Senac/IFPE com apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Sejucel e Funpar.


Imprimir página

Setembro é o mês que o teatro invade Rondônia com a programação do Festival Palco Giratório. O evento já faz parte do calendário cultural da cidade e a cada ano amplia suas atividades aumentando o alcance do projeto. Este ano não foi diferente e neste final de semana acontece o encerramento com espetáculos locais e dos estados do Maranhão e Amazonas.

Nesta sexta-feira (25) o grupo de dança D´Palma (RO) mostra as tradições locais através da dança com o espetáculo "Reconstruindo a Identidade Ribeirinha" a partir das 20h no Teatro Estadual Palácio das Artes. Classificação livre

No sábado são dois espetáculos. O primeiro é "Divino" com o Núcleo Atmosfera (MA). Um corpo que se constrói culturalmente e busca – através da arte – explorar a identidade de um povo, suas urgências e suas manifestações culturais mais marcantes para dimensionar o registro historiográfico que relaciona o patrimônio cultural (material e imaterial) com o panorama atual desse patrimônio. Divino desencadeia um processo híbrido e incorpora “cultura popular maranhense” a um baú de linguagens artísticas, gerando uma proposta contemporânea, na qual sua motivação central está no discurso que um corpo propõe sobre a preservação de uma história. A apresentação acontece em frente ao Teatro Estadual Palácio das Artes a partir das 18h30 com classificação livre.

Ainda no sábado tem o espetáculo "Requiem para dois" com a Cia de Interpretes Independentes (AM). Réquiem para dois tem como tema central a morte, e indo na contramão ao pensamento do filósofo La Rochefoucauld, que afirmava que “Não se pode olhar de frente nem o Sol nem a morte, porque olhar o Sol ofusca a vista e encarar a morte perturba a vida”. Criado sob o conceito de morte como parte de um ciclo temporal, em dissonância ao pensador francês acreditava que vida e morte se acham completamente separadas. O enfoque é a perda, não de quem vai, mas de quem fica. A apresentação é a partir das 20h no Teatro Estadual Palácio das Artes. Classificação livre.

O encerramento da programação acontece domingo com o espetáculo "Boi de Piranha" (RO), que circula nacionalmente através do projeto e percorreu levando doze cidades do interior durante a circulação estadual. O espetáculo é  um tema e uma analogia. Perpassa por dados históricos e afetos relacionados à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, “Ferrovia do Diabo”, e a batalha da borracha no norte do Brasil. A analogia surge a partir da imagem do boi que por ser mais velho ou doente, é escolhido para o abate e ser entregue às piranhas a fim de que o restante do rebanho consiga passar. O migrante nordestino assume essa figura sacrificial dentro do espetáculo transformando-se em um Super-homem que cruza o país para sobreviver e para salvar. O espetáculo será apresentado às 20h no Teatro Guaporé. Classificação: 14 anos.

A programação do Palco Giratório continua até o dia 27 de setembro. Para assistir os espetáculos estão disponíveis ingressos para uma hora antes das apresentações e pode ser trocado por um quilo de alimento não perecível ou material de limpeza.

O Festival Palco Giratório é uma realização do Fecomércio Rondônia Sesc/Senac/IFPE com apoio do Governo do Estado de Rondônia, através da Sejucel e Funpar.

Acompanhe a programação pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro), Instagram (@sescro) e ainda pelo site Fecomércio (http://fecomercio-ro.com.br/) e blog do Sesc (http://sescro.blogspot.com.br)

Fonte: assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias