Sexta-Feira, 11 de Setembro de 2015 - 15:16 (Geral)

ENERGIA SUSTENTÁVEL DO BRASIL AJUDA A VALORIZAR O TURISMO E A HISTÓRIA DE PORTO VELHO

Concessionária da UHE Jirau colaborou no Projeto de Sinalização dos Atrativos Turísticos


Imprimir página

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), através do Programa de Compensação Social, colaborou com a Prefeitura Municipal no Projeto de Sinalização dos Atrativos Turísticos de Porto Velho. Na prática, significa a implantação de placas com informações históricas em cada ponto turístico da Capital. A ação foi iniciada naquele considerado o marco da fundação da cidade, que são as Três Caixas D’ Água.

A produção das placas obedece às normas estabelecidas pelo Ministério do Turismo e o do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que determina o tamanho da fonte, cores, acessibilidade e autorização para fixação das mesmas. Cada peça contém um histórico do ponto turístico onde estão fixadas e há informações disponíveis em três idiomas: português, inglês e espanhol. Além disso, um mapa da região Central inclui praças, ruas, mercados, teatros e outros, para indicar aos interessados, os pontos turísticos mais visitados da cidade. Desenvolvida por uma empresa de Porto Velho, as placas são de chapa de alumínio, para resistir às ações do tempo. E todas as informações foram impressas em um adesivo sobreposto por um material transparente, facilitando a limpeza e a conservação.


De acordo com o Relações Públicas da ESBR, Normando Lira, esta é a primeira de 24 placas que serão instaladas nos próximos dias em todos os principais pontos turísticos indicados pela Prefeitura, além das 12 placas que serão instaladas nos distritos de Jaci Paraná, Nova Mutum Paraná, Abunã e Fortaleza do Abunã, todos localizados na Área de Influência Direta (AID) da Usina Hidrelétrica Jirau. “Esse Projeto é muito relevante para a ESBR, que cumpre mais um compromisso assumido com o Município. Porto Velho ainda não contava com iniciativa semelhante, por isso, acreditamos estar contribuindo para propagar o conhecimento dessa cidade centenária”.

Segundo a Coordenadora Municipal de Turismo, Camila Canova Lagares, muitos visitantes do interior e até mesmo moradores da Capital, não conhecem a história dos locais. “Assim, a finalidade da sinalização é orientar os usuários, direcionando e auxililiando-os a atingir os destinos pretendidos”, explica.

Parceria com a Energia Sustentável do Brasil

O Projeto de Sinalização dos Atrativos Turísticos de Porto Velho é parte do Programa de Compensação Social da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), através do Subprograma de Qualificação da População e Desenvolvimento de Oportunidades, que foi dividido em duas partes. A primeira refere-se ao curso para Qualificação de Condutores, atividade realizada no distrito de Fortaleza do Abunã, ainda em 2014, que habilitou os moradores da comunidade para atuarem como condutores de visitantes a atrativos turísticos, prestando esclarecimentos sobre cultura, história e gastronomia da localidade. Tal curso visa aumentar a empregabilidade, geração de renda e estimular os atuais e os novos negócios.

A segunda fase é a que está sendo executada no momento, com a Sinalização dos Atrativos Turísticos de Porto Velho. O Secretário adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Valter Canuto, destacou a importância da parceria entre Prefeitura e ESBR. “É um projeto muito bonito que já está enriquecendo nosso Município. Essa parceria foi fundamental para o engrandecimento do turismo da nossa querida Capital”, disse Canuto.

Fonte: Usina Hidrelétrica Jirau

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias