Segunda-Feira, 31 de Agosto de 2015 - 17:43 (Tecnologia)

PROTÓTIPO DE CHAVE DESENVOLVIDO PELA FIAT TEM TOLERÂNCIA ZERO COM MOTORISTAS ALCOOLIZADOS

O equipamento, que vem sendo chamado de Safe Key – que significa chave segura, em inglês – se assemelha a um modelo canivete, mas é capaz de aferir a quantidade de álcool ingerida pela pessoa que sopra – supostamente, o motorista.


Imprimir página

Não é só o governo que busca soluções para reduzir a violência no trânsito. A Fiat, em parceria com a agência Isobar, desenvolveu um protótipo de chave que também atua como bafômetro. O equipamento, que vem sendo chamado de Safe Key – que significa chave segura, em inglês – se assemelha a um modelo canivete, mas é capaz de aferir a quantidade de álcool ingerida pela pessoa que sopra – supostamente, o motorista.

O mecanismo é simples. Para liberar a lingueta metálica que é inserida na ignição, é preciso soprar a Safe Key. Caso seja constatado o uso de álcool, ela não funciona. Além disso, ela se conecta automaticamente ao smartphone do usuário via Bluetooth e, a partir do aparelho, acessa um aplicativo para chamar um táxi e ainda manda uma mensagem de texto para um contato previamente cadastrado pelo dono do carro.

Fonte: bol

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias