Segunda-Feira, 31 de Agosto de 2015 - 10:40 (Geral)

NOVELA 'A REGRA DO JOGO': CONHEÇA A HISTÓRIA E SAIBA QUEM É QUEM NA TRAMA

É uma história sobre índole e ética e questiona qual é o limite do perdoável


Imprimir página

Na nova novela de João Emanuel Carneiro, o protagonista Romero (Alexandre Nero) ficará dividido entre Tóia (Vanessa Giácomo) e Atena (Giovanna Antonelli)A luta entre o bem e o mal é o enredo da novela “A Regra do Jogo”, a nova trama das nove que estreia nesta segunda-feira (31). Porém, diferentemente dos folhetins tradicionais em que o bem é representado pelos mocinhos e mal pelos vilões, nesse jogo a batalha é travada dentro do próprio protagonista, Romero Rômulo (Alexandre Nero ).

Com direção de Amora Mautner, a obra promete inovar também na maneira que é gravada, com a caixa cênica, e por causa do fenômeno que foi “Avenida Brasil”, do mesmo autor, carrega consigo grande expectativa. Ambientada na zona sul carioca e na fictícia favela chamada Morro da Macaca, a trama traz figuras desses dois mundos nem tão distintos.

O dramaturgo João Emanuel Carneiro explica: “Esta é a história de um homem, Romero Rômulo, que finge ser um herói do povo. Mas ele é o contrário do que ele aparenta ser. A novela é o percurso deste homem. E as mudanças na novela estão muito relacionadas às mudanças internas deste indivíduo. É uma história sobre índole e ética e questiona qual é o limite do perdoável”. Descubra quem é quem na lista abaixo e em nossa galeria dos personagens, e fique por dentro da história e dos conflitos de cada um.

Perfil dos Personagens:

Romero Rômulo (Alexandre Nero) – homem de muitos rostos, radialista e ex-vereador, que é defensor dos direitos dos “excluídos do sistema que não tiveram chance na nossa sociedade”, como ele mesmo diz. É o idealizador da Fundação Raiar, que atua na reabilitação de criminosos condenados. Ficará dividido entre Atena (Giovanna Antonelli) e Tóia (Vanessa Giácomo), vilã e mocinha, respectivamente,

Atena (Giovanna Antonelli) – amoral, ela é também a sobrevivente de um passado miserável nos arredores de Brasília. Nascida Francineide dos Santos, a vilã se tornou estelionatária após ter se iniciado neste “ofício” clonando cartões de crédito e falsificando assinaturas. Porém, tem um ponto fraco: assim como tem talento para ganhar pequenas fortunas com os golpes, ela também gasta dinheiro a esmo, e por isso sempre precisa de mais.

Ascânio (Tonico Pereira) – É o homem que criou Romero. É a pessoa mais próxima dele no começo da história.

Paty (Letícia Colin) – é namorada de Romero, mas o relacionamento dos dois não dura muito tempo.

Victor (Joao Baldasserini) – é o cúmplice e algoz de Atena.

Sueli (Paula Burlamaqui) – dona da pensão onde Atena se hospeda quando não está aplicando golpes.

Tóia (Vanessa Giácomo) – a extrovertida Maria Vitória Noronha, mais conhecida como Tóia, é esquentada e tem personalidade forte. Sempre soube o que queria fazer da vida: lidar com festas, e se tornou promoter da boate Caverna da Macaca. Desde a adolescência namora o lutador de MMA, Juliano (Cauã Reymond), com quem pretendia se casar no mês em que ele foi preso injustamente sob a acusação de tráfico de drogas.

Juliano (Cauã Reymond) – lutador de MMA, ele é forte, justo e cabeça dura, mas tem um coração enorme. Cresceu com Tóia – de quem está noivo – na casa da mãe de criação, Djanira (Cássia Kis Magro), ex-mulher de seu pai, Zé Maria (Tony Ramos). Desde pequeno, Juliano vive sob o estigma de ser o filho de um bandido foragido e procurado pela polícia. Deixou a carreira de lutador para fundar uma escolinha de luta para crianças, mas desde que foi preso sob a acusação de porte de drogas passou a ser desacreditado como professor.

Zé Maria (Tony Ramos) – foragido e procurado pela polícia há décadas, ele suposto bandido tem uma história com duas versões: numa delas ele é um bandido sanguinário, responsável pelo famoso massacre de Seropédica na década de 90. Na outra é um homem de bem, que foi mecânico do Morro da Macaca, mas acabou sendo usado como bode expiatório por um grupo de bandidos. É nisso que Djanira, sua mulher, e Juliano, seu filho, acreditam.

Djanira (Cássia Kis Magro) – durona, mas alegre e divertida, ela guarda inquietantes segredos. É uma exemplar mãe de criação para Juliano, filho de Zé Maria, seu ex-namorado, e também para Tóia, que caiu em seu colo quando ela menos esperava. Vitimada por uma doença grave, ela não quer morrer antes de ver o casamento de Juliano e Tóia, que namoram desde a adolescência.

Adisabeba (Susana Vieira) – ambiciosa e passional, essa sobrevivente é uma força da natureza. Ela veio adolescente para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar como prostituta, mas como era obcecada com a ideia de vencer da vida, guardou dinheiro para comprar seu primeiro “imóvel” no morro da Macaca, o revendeu com lucro e a partir daí, foi comprando e vendendo outras casas até sair da prostituição e se tornar uma verdadeira latifundiária urbana na comunidade. Atualmente moram num quase palacete onde funcionam também um hostel, um restaurante e a boate Caverna da Macaca. Mãe coruja, Adisabeba faz de tudo para manter Merlô (Juliano Cazarré), seu único filho, debaixo de sua asa. Namora Abner (Douglas Tavares), que é seu funcionário.

Merlô (Juliano Cazarré ) – Mario Sérgio dos Santos, o Mc Merlô, é uma figura emblemática no Morro da Macaca, e nunca saiu da comunidade onde nasceu. Talentoso e bom caráter, o filho único de Adisabeba sempre foi mimado pela mãe e atualmente continua morando com ela. Tem duas amantes.

Ninfa (Roberta Rodrigues) – Genivalda de Morares, mais conhecida como Ninfa, é uma beldade do morro e semideusa do funk, mulher de bom caráter, emotiva e destrambelhada. Forma com Alisson (Letícia Lima) a dupla de dançarinas do MC Merlô e disputa com ela o posto de primeira dama do morro, já que as duas são amantes do funkeiro.

Alisson (Letícia Lima) – é a segunda amante e dançarina de MC Merlô. Falsa, fria, calculista e dissimulada, ela largou o emprego de caixa de supermercado para ser dançarina do funkeiro e seduzi-lo, o que conseguiu. Tenta de todas as maneiras desbancar a primeira concubina dele, Ninfa.

Indira (Cris Vianna) – sensualíssima e cabeça dura, ela é estilista e tem uma butique bem-sucedida na favela. É casada com Oziel (Fabio Lago) e mãe de quatro crianças.

Mel (Fernanda Souza) – sonsa e sedutora, a ninfeta faz figuração em comerciais de televisão e novelas, enquanto sonha um dia ser descoberta pelas câmeras e se tornar atriz. Irresistível, ela vira a cabeça de Vavá (Marcello Novaes). Mora no Morro da Macaca com o irmão, Nenemzinho (Allan Souza Lima).

Nenenzinho (Allan Souza Lima) – o irmão de Mel é um sensual auxiliar de pedreiro que ajuda o pai em reformas de apartamento.

Orlando (Du Moscovis) – oriundo de uma família de classe média baixa, ele é um cientista medíocre, porém frio e calculista, que vai usar seu charme e muita obstinação para conseguir se aproximar de Nelita (Bárbara Paz), a filha problemática do milionário Gibson (José de Abreu). Amigo de adolescência de Romero, ele é membro de uma facção criminosa e tem ascendido muito nessa organização, se aproximado cada vez mais da chefia.

Tio (Jackson Antunes) – poderoso membro da facção criminosa chamada “Falange”.

Feliciano (Marcos Caruso) – bon vivant e playboy da velha guarda, ele conservou seu bom humor depois de ter perdido o dinheiro. Teve muitas namoradas, filhos bastardos e confusões com mulheres casadas, até ser obrigado pela família a se casar com a miss Paraná, Zulmira Marcondes, que estava grávida dele. Mesmo atualmente, falido, Feliciano não deixa passar um rabo de saia e ainda se mete em encrenca. Se apaixonou de verdade uma única vez, por Nora (Renata Sorrah), que se casou com Gibson (José de Abreu), o primo dele. Apesar de tudo é um marido amoroso, além de pai presente e afetuoso com os filhos e netos.

Vavá (Marcello Novaes) – Waltercio Stewart é o filho do meio de Feliciano. Malandro boa gente, surfista e ex-campeão de natação que se orgulha de ter chegado aos 50 anos sem nunca ter trabalhado na vida. Ele queria seguir os passos do pai, mas como o ban vivant torrou a fortuna da família antes que ele pudesse pôr as mãos nela, Vavá faz uns bicos como personal trainer ou corretor de imóveis e mora com a mulher, a manicure Janete (Suzana Pires) na cobertura de Feliciano. Vai ter um caso com Mel.

Janete (Suzana Pires) – mulher de bom coração, porém emotiva, passional e esquentada. Quando se casou com Vavá – por quem é apaixonada – achou que tinha fisgado um herdeiro de família rica, mas acabou tendo que sustentá-lo com seu trabalho de manicure. Ainda assim não quer se separar e além de botar dinheiro em casa, ajuda nas tarefas domésticas.

Dalila (Alexandra Richter) – a filha primogênita e metida a grã-fina de Feliciano, ela é arquiteta, mas nunca exerceu a profissão. Casada com o bancário Breno (Otávio Muller), com quem teve Kim (Felipe Roque) e Luana (Giovanna Lancellotti), ela se julga melhor que o resto da família.

Breno (Otávio Muller) – Marido de Dalila, pai de Kim (Felipe Roque) e de Luana (Giovanna Lancellotti). Nascido numa família numerosa e de poucas posses, orgulha-se de ter se tornado um gerente de banco capaz de comprar um amplo apartamento de quatro quartos na Barra da Tijuca, financiado num banco. Assim como a esposa, precisa se reinventar ao ser demitido na empresa num corte de funcionários.

Luana (Giovanna Lancellotti) – Bom caráter e desencanada, ao contrário do irmão, não é nada vaidosa. Meio hippie, “bicho grilo”, Luana costuma discutir com os pais, que a acusam de “não ter ambição”.

Gibson (José de Abreu) – homem cultíssimo e workaholic, que é um talento para os negócios mas um fracasso na vida pessoal. Casado com Nora (Renata Sorrah) ele sempre demonstrou preferência pela filha sequestrada, Kiki (Deborah Evelyn) e é frio e distante com a Nelita (Bárbara Paz) e os netos Belisa (Bruna Linzmeyer) e Cesário (Johnny Massaro). Só Dante (Marco Pigossi) tem a simpatia do avô.

Nora (Renata Sorrah) – mulher elegante, culta e de bom coração, ao contrário do marido Gibson, com quem casou após ter ficado dividida entre ele e Feliciano. Porém, se arrepende da sua decisão, embora não dê o braço a torcer. É a matriarca amorosa de uma família problemática, para a qual funciona como eixo afetivo. É também a única pessoa que Nelita (Bárbara Paz) respeita.

Nelita (Bárbara Paz) – a ovelha negra da família do milionário Gibson Stewart sempre apresentou sintomas de transtorno bipolar e aos 20 e poucos anos a doença ajudou a levá-la para o alcoolismo. Há muitos anos ela vive entre as clínicas psiquiátricas e a casa dos pais, onde mora com os filho e entra sempre em conflito com Belisa (Bruna Linzmeyer), que não perde a chance de tripudiar da mãe. Já com Cesário (Johnny Massaro), tem uma relação bem amorosa.

Belisa (Bruna Linzmeyer) – a filha mimada e excêntrica de Nelita, uma jovem acostumada à doce vida de milionária e que quer ser cantora para ficar famosa, mas não tem talento e ainda assim insiste. No início da trama namora Dante (Marco Pigossi).

Dante (Marco Pigossi) – é bom caráter, sensível, educado e inteligente. Foi adotado por Romero e Kiki (Deborah Evelyn), mas após o desaparecimento da mãe num sequestro foi criado pelos avós Gibson e Nora. Mantém uma forte relação com o pai, a quem tem como herói dos pobres e oprimidos. Ingressou na polícia civil para vingar a morte do seu pai biológico, que teria sido assassinado por Zé Maria no massacre de Seropédica.

Cesário (Johnny Massaro) – jovem bom caráter, inteligente e delicado, porém inseguro. Filho de Nelita, com quem tem uma relação amorosa, ele foi criado sob o estigma de ser o escolhido para suceder o avô, Gibson, no comando das empresas; tem poucos amigos e na faculdade esconde que é herdeiro de um império, dizendo que é de uma família de classe média.

Kiki (Deborah Evelyn) – Cristiana Barroso Stewart é a filha de Gibson e Nora que trabalhava com o pai na presidência das empresas. Mantinha um péssimo casamento com Romero quando foi sequestrada e desde então desapareceu.

Rui (Bruno Mazzeo) – é um homem que não consegue manter o padrão de vida classe média na zona sul do Rio de Janeiro e acaba seguindo o conselho de Oziel (Fabio Lago), seu amigo de infância, para se mudar para o Morro da Macaca com a mulher, a estilista Tina (Monique Alfradique). Lá ele rapidamente se adapta à vida na comunidade.

Tina (Monique Alfradique) – é uma estilista casada com o arquiteto Rui e que ao contrário do marido, não gosta de saber que será obrigada a abandonar o seu apartamento na zona sul do Rio para ir morar no Morro da Macaca.

Fonte: Purepeople

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias