Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2015 - 16:17 (Agricultura)

BENEFICIÁRIOS DO CRÉDITO FUNDIÁRIO RECEBEM RECURSOS DE R$ 1 MILHÃO PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS RURAIS

Destinados a construção de casas rurais nas comunidades acompanhadas pela Unidade Técnica Estadual (UTE) da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).


Imprimir página

Produtores beneficiários do Programa Nacional do Credito Fundiário(PNCF), dos municípios de Pimenta Bueno, Rolim de Moura e São Felipe do Oeste, assinarão contrato para liberação de recursos na ordem de R$ 1.250.500,00.  Destinados a construção de casas rurais nas comunidades acompanhadas pela Unidade Técnica Estadual (UTE) da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

O recurso é do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) destinados a produção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. Ele abrange todos os municípios nacionais, independentemente do número de habitantes e usa recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), que são concedidos diretamente às pessoas físicas, trabalhadores rurais ou agricultores familiares, organizadas sob a forma de Associações, por uma Entidade Organizadora (temos no estado de Rondônia as entidades; Fetagro, Emater, Aprane e Aparo).

Serão entregues mais de 40 casas rurais as famílias das associações: Associação do produtores unidos pela agricultura familiar (AUPAF), Associação dos produtores Rurais do Assentamento Nova Esperança (APRANE), do município de São Felipe do Oeste.  Em Primavera de Rondônia a Associação dos Produtores Rurais Vida Nova. No município de Pimenta Bueno a Associação dos Produtores Rurais do Rio Ranchinho e em Rolim de moura as Associação dos Produtores Rurais Vila Verde e a Associação dos Produtores Rurais Irmãos Gomes (Aprigo).

O coordenado da UTE, Marcos Rodrigo, explica que os beneficiários do PNCF são prioritários junto as políticas do PNHR. “Por se tratar de um beneficio, as autorizações de emissão de contratos e liberação dos recursos junto a Caixa Econômica Federal é feita pela UTE.”

A secretária adjunta da Seagri, Mary Braganhol, destacou a agilidade na emissão das autorizações para contratação dos créditos de construção das casas rurais pelos beneficiários. “Vele ressaltar que essas famílias foram contempladas com a aquisição das terras no ano de 2014 e em 2015 já estão iniciando a construção de suas residências, o que contribui para elevar a qualidade de vida familiar.”

SOLENIDADE

A solenidade de Assinatura acontecerá na segunda-feira (31/8) às 9h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), localizado na Avenida Padre Angelo, numero 992, Bairro Jardim das Oliveiras, no Município de Pimenta Bueno.  E às 15h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), localizado na Avenida São Luiz, Numero 4688, Bairro Centro, no município de Rolim de Moura.

Fonte: decom/gov-ro

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias