Quarta-Feira, 22 de Julho de 2015 - 15:27 (Economia)

DILMA SANCIONA CORREÇÃO DE TABELA DO IR

Presidente vetou o texto que previa isenção de PIS e Cofins para óleo diesel sob o argumento de impactar a arrecadação


Imprimir página

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira o texto que converte em lei a Medida Provisória 670 que estabelece um reajuste escalonado da tabela de Imposto de Renda.

A proposta original do Congresso era corrigir todas as faixas salariais em 6,5%, enquanto o governo queria reajustar apenas 4,5%. Segundo o texto publicado hoje, a correção de 6,5% valerá para as duas primeiras faixas de renda. Na terceira, o reajuste será de 5,5%. Na quarta, de 5%, e na quinta, de 4,5%.

A nova lei teve dois vetos. Um deles à emenda incluída pelos deputados para conceder uma bilionária isenção de PIS e Cofins para óleo diesel. Se fosse preservada, a emenda resultaria em uma perda de arrecadação mensal estimada em 1,15 bilhão de reais ou em 13,8 bilhões de reais por ano. No texto, a presidente justificou o veto com o argumento de que as medidas podem resultar "em renúncia de arrecadação".

O outro veto da presidente foi a uma emenda aprovada pelo Senado que daria a professores e seus dependentes a possibilidade de deduzir do IR despesas com aquisição de livros.

Fonte: veja

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias