Quarta-Feira, 29 de Abril de 2015 - 14:20 (Geral)

DIA INTERNACIONAL CONTRA O RUÍDO É LEMBRADO EM CACOAL

Panfletos com mensagens que ressaltam os malefícios a saúde, ao meio ambiente e a qualidade de vida foram distribuídos na região que registra o maior índice de ruídos da cidade, no centro comercial.


Imprimir página

Panfletos com mensagens que ressaltam os malefícios a saúde, ao meio ambiente e a qualidade de vida foram distribuídos na região que registra o maior índice de ruídos da cidade, no centro comercial. A ação alusiva ao dia internacional da conscientização sobre o ruído foi realizada em parceria com acadêmicos da UNESC, FACIMED e UNIR a Secretaria Municipal de Meio Ambiente na manhã desta quarta-feira 29 de abril. “Estamos informando aos comerciantes e aos motoristas , atendendo um oficio do Ministério Público, para realizarmos este trabalho de conscientização com aqueles que utilizam som fixo ou por intermédio de veículos”, explicou o secretário de meio ambiente José Aparecido, informando ainda que as atividades desenvolvidas serão enviadas para a Promotoria de Justiça.

De acordo com o secretário o setor responsável está sendo equipado para que no futuro possa notificar e se necessário autuar aqueles que desrespeitam os níveis propostos por lei. Para o empresário Luiz Carlos é importante esclarecer sobre o nível de decibéis e outras informações para que não haja desacordo com a lei. Segundo a OMS, cerca de 120 milhões de pessoas no mundo têm a audição afetada pelo ruído.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde o ruído é considerado um problema mundial de saúde pública e a segunda causa de poluição que mais afeta o planeta, atrás apenas da poluição do ar. Com isso, vem crescendo a incidência de perdas auditivas causadas pelo ruído, inclusive em crianças e adolescentes. Além disso, o ruído em excesso, acima de 55 dBA, também causa doenças tais como stress, insônia, irritabilidade, pressão alta, problemas cardíacos e nas cordas vocais, interferindo diretamente no funcionamento do organismo e na qualidade de vida. O Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído foi criado em 1996, nos Estados Unidos, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias