Quinta-Feira, 09 de Abril de 2015 - 11:33 (Colaboradores)

LENHA NA FOGUEIRA: TIA NAIR

99 anos de vida da Tia Nair!


Imprimir página

Atenção artistas plásticos, desenhistas, pintores e designer, publicitários e profissionais afins. A Federação de Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia – FEDERON comunica que as inscrições para o concurso que escolher a LOGOMARCA do ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ 2015.


Os interessados em participar tem até a próxima segunda feira dia 13 para entregar o CD com sua criação. O Regulamento e a Ficha de Inscrição estão à disposição na sede da FEDERON no Prédio do SATED à avenida Sete de Setembro bem em frente ao clube Ferroviário. Vai lá e fala com a secretária Ciane.


O Vencedor ganha R$ 300 que no frigir dos ovos vai dá pra degustar um Pato no Tucupi durante o Flor do Maracujá que este ano deve acontecer entre os dias 15 e 30 de junho no Parque dos Tanques.


99 anos de vida da Tia Nair!


Peço licença aos queridos leitores, para utilizar a partir deste momento este espaço, para registrar o aniversário de 99 anos de idade da minha querida Tia Nair Andrade Macêdo.


Tia Nair nasceu na localidade de São Cristóvão hoje pertencente ao Distrito de São Carlos no Baixo Madeira, justamente no dia 9 de abril de 1916.


Ainda jovem veio morar em Porto Velho onde trabalhou como funcionária pública do governo do Território Federal do Guaporé depois Rondônia.


Morou por muitos anos no bairro Santa Bárbara justamente na esquina da rua Joaquim Nabuco com a hoje Paulo Leal. “Meu filho, lavei muita roupa na Bica”. Até hoje esse local existe e é chamado de “Grutião”.



É minha fonte quando preciso saber das coisas da localidade onde nasci Santa Terezinha que também pertence ao Distrito de São Carlos.


Ela colaborou carregando tijolo da beira do rio Madeira com a construção da Catedral Metropolitana de Porto Velho. “Na missa das cinco horas da madrugada, o bispo Dom João Batista Costa pedia que os fiés ajudassem no transporte dos tijolos que vinham de Humaitá, para a construção da Catedral e nós as beatas, descíamos até a beira do rio, carregávamos as carroças de tijolos e depois saíamos correndo, para descarregá-la no local da construção”, conta Tia Nair.


Dos Encantados ela conta que certa vez uma jovem no baixo Madeira foi encantada pelo Boto e depois de uns dias no fundo do Rio, apareceu na beira e contava para os parentes, que só não ficou morando com os Botos porque não aceitou nenhuma bebida e comida oferecida por eles. Diz ela que a jovem era uma parenta sua!


Tem um detalhe muito importante: Tia Nair aos 99 anos de idade está lúcida, assiste tudo quanto e jornal na televisão assim como as novelas e ler as notícias nos jornais impressos sem usar óculos de grau.


Ela é o orgulho da família Macêdo que conta também (to falando das filhas de Bento Macêdo que estão vivas) com a Tia Flor.


Hoje a festa não vai ser fraca. Todos os filhos vieram da Bahia, do Rio de Janeiro de Natal (RN), do Acre de Manaus é gente que não acaba mais.


Parabéns Tia Nair pelos 99 anos de vida.


Vem aí a festa do Centenário! 

Fonte: Zé Katraca

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias