Quinta-Feira, 23 de Junho de 2022 - 11:57 (Geral)

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Emissão Postal homenageia os 100 anos da Semana de Arte Moderna

Inspirados na vanguarda europeia, os artistas da época propuseram um novo padrão estético em contraposição ao formalismo acadêmico vigente até então.


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Autor: Assessoria de Imprensa

Os Correios colocaram em circulação o Bloco Comemorativo: Centenário da Semana de Arte Moderna em homenagem a este momento histórico artístico-cultural do Brasil.

O movimento teve a participação de vários nomes da cena cultural brasileira na época, como Mário de Andrade - principal articulador da Semana -, Oswald de Andrade, Anita Malfati, Di Cavalcanti e Heitor Villa Lobos.

Foto: Assessoria de Imprensa

Inspirados na vanguarda europeia, os artistas da época propuseram um novo padrão estético em contraposição ao formalismo acadêmico vigente até então. O movimento buscou incentivar uma arte baseada no improviso, na linguagem coloquial e cotidiana, na liberdade de produção e em temáticas nacionais. O evento contou com apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras de arte e palestras. A Semana de 22 influenciou as posteriores gerações de artistas e é referenciada e percebida em diferentes manifestações culturais até os dias de hoje.

O Bloco Postal - O conceito dessa emissão veio da manifestação artística Antropofagia, liderada por Oswald de Andrade. Nela, o artista "engole" as técnicas e as influências de outros países e, assim, fomenta o desenvolvimento de uma nova estética artística brasileira.

Porém, no lugar de "engolir o estrangeiro" para criar a arte genuinamente nacional, a arte do bloco composto por quatro selos da Semana de 22 criada por Juliana Souza busca "antropofagizar" os modernistas, dando espaço para a representação das camadas populares brasileiras, para outras expressões do modernismo após 1922, além de tentar trazer uma visão atualizada dos significados de um Brasil marcado por diversidades e desigualdades.

Com tiragem de 12 mil blocos/48 mil selos no valor de 2º Porte Carta Comercial cada estampa, a emissão está disponível para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios.

Fonte: 030 - Assessoria de Imprensa

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